Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Avião com 10 pessoas a bordo cai em Punta del Este

Força Aérea dos país descartou que existam sobreviventes; 7 corpos foram localizados

(Atualizado às 4h)

Um avião bimotor com dez pessoas a bordo caiu na noite desta quinta-feira, pouco depois de decolar do aeroporto de Punta del Este, no Uruguai, com destino a Buenos Aires. Sete corpos foram avistados no interior da aeronave e os outros três ocupantes estão desaparecidos. A Força Aérea uruguaia descartou que existam sobreviventes. No aparelho viajavam oito passageiros, além do piloto e copiloto. Nove eram argentinos e uma mulher tinha a nacionalidade portuguesa.

O bimotor turboélice de fabricação americana Beechfraft King Air B90 caiu em uma lagoa próxima ao aeroporto e pegou fogo. “Conseguimos acessar a fuselagem da aeronave e foram localizados sete corpos que estão visíveis”, detalhou o porta-voz dos bombeiros, Leandro Palomeque, acrescentando que as chamas já foram extintas. Segundo o oficial da Força Aérea Gregorio de los Santos, das pessoas a bordo nove tinham nacionalidade argentina e uma, portuguesa.

Leia também

Helicóptero militar cai na Flórida e 11 pessoas morrem

Colisão de dois helicópteros deixa dez mortos na Argentina

Os bombeiros usam barcos para chegar ao local da queda, mas se mantêm a uma “distância prudente” da aeronave devido às altas temperaturas na fuselagem e à presença de combustível líquido ao redor. A falta de luminosidade também atrapalha os trabalhos de resgate. Por causa disso, a remoção dos corpos já localizados será feita de manhã com luz natural. A busca pelos desaparecidos, porém, continua durante toda a noite.

Segundo testemunhas, o bimotor “decolou normalmente” do aeroporto, mas logo depois a torre de controle perdeu contato e observou “fogo no norte da pista”. A imprensa uruguaia relata que os passageiros são integrantes de uma empresa argentina que participa de um projeto de construção em Punta del Este. O porta-voz da Força Aérea uruguaia, Gregorio de los Santos, afirmou que ainda não é possível determinar as causas da queda da aeronave. Fontes do controle aéreo que não quiseram se identificar confirmaram agência France-Presse que o acidente aconteceu segundos depois da decolagem e a explosão foi ouvida pelos funcionários da torre de controle de Punta del Este.

(Da redação)