Atropelamento em feira de Natal na Alemanha mata 5 e fere mais de 200
Neste sábado, 21, o premiê alemão Olaf Scholz e ministros do governo estiveram no local

Um veículo em alta velocidade invadiu uma feira de Natal na cidade de Magdeburg, na Alemanha, e matou cinco pessoas na sexta-feira, 20, e feriu pelo menos outras 205. Segundo a imprensa alemã, 41 delas estão em estado crítico no que é tratado por autoridades locais como um ato de terrorismo. O ataque traz de volta à tona o atentado terrorista que vitimou 13 pessoas após um caminhão invadir um evento natalino em Berlim, em 2016. Neste sábado, 21, o premiê alemão Olaf Scholz e ministros do governo estiveram no local.
De acordo com premiê estadual da região da Saxônia-Anhalt, Reiner Haseloff, a polícia prendeu um médico saudita de 50 anos, que as autoridades acreditam ser o responsável pelo atropelamento em massa. A agência de notícias AFP informa que o suspeito tinha residência permanente na Alemanha e que trabalhava em uma clínica perto de Magdeburg. Ainda conforme a APF, o médico detido utilizou as redes sociais e um blog de perfil anti-Islã para propagar recentemente narrativas de extrema-direita e acusações de que o governo alemão tinha planos “secretos” para “perseguir” muçulmanos sauditas.
“Foi um ataque terrível, insano. É importante que permaneçamos juntos como país, que o ódio não determine como vivemos juntos”, resumiu Scholz. Segundo o chanceler informou em coletiva de imprensa após visitar a região da tragédia, “quase 40 pessoas estão tão gravemente feridas que devemos ficar muito preocupados com elas”.