Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Ataque em estação de trem mata 26 pessoas no Paquistão

Polícia afirmou que explosão foi causada por homem-bomba e não descarta possibilidade de atentado suicida; grupo separatista BLA reivindica autoria

Por Da Redação
9 nov 2024, 11h38

Um ataque provocado por um homem-bomba em uma estação de trem na cidade de Quetta, no sudeste do Paquistão, matou pelo menos 26 pessoas e deixou cerca de 60 feridos. Dentre os mortos, 14 eram soldados, de acordo com a AFP. Segundo a agência Reuters, a polícia local informou que o homem pertencia a um grupo separatista da região. O Exército de Libertação Balúchi (BLA) assumiu a autoria do ataque.

Inspector-geral da polícia do Baluchistão, Mouzzam Jah Ansari disse a jornalistas que os alvos do homem-bomba seriam militares da Escola de Infantaria. O superintendente sênior de operações policiais, Muhammad Baloch, detalhou a ação do terrorista. Ele relatou que a explosão aconteceu dentro da estação quando um trem com destino para Peshawar estava se preparando para partir. Muitos paquistaneses que aguardavam o horário de embarque foram atingidos pelos escombros resultantes da explosão. Wasim Baig, porta-voz do hospital Sandeman, localizado na cidade, 46 integrantes das forças de segurança e 14 civis ficaram feridos por causa da explosão na plataforma.

A polícia ainda investiga o caso e não descarta a possibilidade de o ataque ter sido um atentado suicida. Pouco tempo depois do ataque, o BLA assumiu a autoria da explosão. O grupo separatista luta pela independência do Baluchistão, uma das províncias mais pobres do Paquistão, com cerca de 15 milhões de habitantes. A região é próxima ao Afeganistão e do Irã e é conhecida por ser marcada por uma série de conflitos entre grupos insurgentes compostos por minorias étnicas.

Reação

Para o BLA, o governo paquistanês explora injustamente os recursos disponíveis na província, como o gás natural e outros minerais. No fim de agosto, o grupo separatista assumiu a autoria de ataques simultâneos que mataram 39 pessoas, um dos piores já registrados no país. Após a explosão, o primeiro-ministro do Paquistão, Shehbaz Sharif, prometeu uma reação enérgica contra o BLA. “Eles pagarão um preço alto”, disse.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.