Fortaleça o jornalismo: Assine a partir de R$5,99
Continua após publicidade

Ataque com míssil deixa dois mortos na capital da Síria, que culpa Israel

Outras três pessoas ficaram feridas, segundo TV estatal; ataque ocorreu no bairro de Mazzeh e ocorre em meio a escalada de hostilidades no Oriente Médio

Por Da Redação 21 out 2024, 15h34

Ao menos duas pessoas morreram e três ficaram feridas após um míssil atingir um carro em Damasco, capital da Síria, nesta segunda-feira, 21. A informação foi divulgada pela televisão estatal síria, com base em uma autoridade militar. O ataque ocorreu no bairro de Mazzeh, próximo ao Hotel Golden Mazzeh, uma acomodação de luxo no centro da cidade. O foguete, segundo a TV síria, era teleguiado e de origem israelense.

O ataque ocorreu em meio à escalada de tensão no Oriente Médio. Desde o início da guerra contra o grupo terrorista palestino Hamas, em outubro do ano passado, Israel tem intensificado ataques contra outros grupos islâmicos ligados ao Irã na Síria e no Líbano, como o Hezbollah. As operações no território libanês se intensificaram em setembro, no que já é considerado o pior conflito entre Israel e a milícia libanesa desde a guerra de 2006.

Esta não foi a primeira agressão atribuída a Israel na Síria. No mês passado, 25 pessoas morreram em ataques israelenses contra o país vizinho. Entre as vítimas, estavam “cinco civis, quatro soldados e funcionários de inteligência, e 13 sírios trabalhando com grupos pró-Irã”, disse o Observatório Sírio para os Direitos Humanos, um monitor de guerra com sede no Reino Unido, referindo-se à rede de facções islâmicas no Oriente Médio que recebe apoio logístico e financeiro do regime dos aiatolás.

+ Blinken retorna ao Oriente Médio para negociar trégua após morte de líder do Hamas

Continua após a publicidade

Em maio, oito pessoas foram mortas em um bombardeio israelense à Embaixada do Irã na Síria. Na ocasião, o presidente iraniano, Ebrahim Raisi, declarou que foi um “ataque desumano, agressivo e desprezível” e também uma “violação descarada do direito internacional”.

“Dia após dia, testemunhamos o fortalecimento da frente de resistência e o desgosto e o ódio das nações livres contra a natureza ilegítima (de Israel)“, disse ele. Na ocasião, um comandante da Guarda Revolucionária iraniana foi morto.

No mesmo mês, o Observatório Sírio para os Direitos Humanos denunciou ataques aéreos israelenses em Aleppo, na Síria, que mataram mais de 40 pessoas, incluindo membros do Hezbollah e um grande número de soldados sírios. A área atingida fica próximo a depósitos de armas do grupo libanês. Outras dezenas de pessoas teriam ficado feridas.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 9,98 por revista)

a partir de 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.