Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Ataque com explosivos mata 4 manifestantes no sul do Nepal

Por Da Redação 30 abr 2012, 04h43

Katmandu, 30 abr (EFE).- Pelo menos quatro pessoas morreram e 18 ficaram feridas pela explosão de uma bomba lançada por desconhecidos contra uma concentração de caráter político na cidade de Janakpur, no sul do Nepal.

‘Dois homens a bordo de uma motocicleta se aproximaram nesta manhã da área do mercado onde estava ocorrendo um protesto e lançaram a bomba’, disse à Agência Efe um funcionário do distrito de Dhanusha, Basanta Raj Gautam.

O ataque não foi reivindicado, mas tudo indica que se trata de uma ação de tintura política já que aconteceu no momento em que um grupo de aldeões se manifestava a favor da criação de uma nova província nessa área meridional do Nepal.

O Nepal se encontra em uma encruzilhada desde a queda da monarquia em 2008, que levou à declaração da república e à realização de eleições, mas que deixou um bloqueio institucional que impediu que o país tenha uma nova Constituição.

Nesse marco ocorre o debate da reconfiguração territorial do Nepal e, enquanto alguns partidos advogam pela criação de províncias sobre uma base étnica, outros defendem que se desenhem as novas demarcações em função de sua viabilidade econômica.

A região meridional de Madhes, na qual ocorreu o ataque de hoje, foi no passado cenário da atividade de facções políticas armadas, mas desde o fim da guerra civil em 2006 quase não houve episódios violentos. EFE

Continua após a publicidade
Publicidade