Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Após fala sobre fraude, aumentam temores que Trump negue possível derrota

Faltando quatro dias para eleição, ex-presidente denunciou suposta violação eleitoral em 'uma escala nunca vista antes' na Pensilvânia

Por Da Redação 1 nov 2024, 10h41

O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, denunciou nesta quarta-feira, 30, supostas fraudes eleitorais em “uma escala nunca vista antes” no estado da Pensilvânia, levantando preocupações de que o candidato republicano possa não aceitar uma possível derrota nas urnas, como fez em 2020.

O republicano afirmou em suas redes sociais na terça-feira que “coisas muito ruins” estão acontecendo na Pensilvânia, além de pedir à polícia que fizesse “seu trabalho, sem demora”. Dois dias depois, ele intensificou as falsas alegações, afirmando que a abertura de investigações sobre formulários de registro de eleitores são uma prova de fraude eleitoral.

Autoridades estaduais e defensores da democracia, no entanto, afirmam que o sistema eleitoral está funcionando normalmente.

Um funcionário da campanha da candidata democrata, a vice-presidente Kamala Harris, disse na quinta-feira que as alegações de Trump são uma tentativa de “semear dúvidas em nossas eleições e instituições enquanto ele tem medo de não conseguir vencer”.

Preparando o terreno

As alegações levantam temores de que Trump esteja se preparando para usar novamente o discurso de fraude eleitoral para justificar uma possível perda na Pensilvânia, um dos estados-chave que decidirão o resultado das eleições da próxima terça-feira, 5. 

Continua após a publicidade

Em seus comícios, Trump diz que seus apoiadores devem esperar uma grande vitória na terça-feira, alegando que ele só perderia “se fosse uma eleição corrupta” e pedindo que seus eleitores lhe deem uma margem de vitória “tão grande que não pode ser fraudada” (um slogan que ele gosta de repetir em comícios: “too big to rig”).

Uma pesquisa conduzida pela Universidade George Mason e pelo jornal americano The Washington Post apontou que a maioria dos eleitores dos sete estados-chave para as eleições nos Estados Unidos deste ano, os chamados swing states — Wisconsin, Michigan, Pensilvânia, Geórgia, Nevada, Arizona e Carolina do Norte —, acredita que Trump não aceitará uma eventual derrota na eleição, com 57% dos entrevistados manifestando preocupação com a possibilidade dos apoiadores do candidato republicano agirem de maneira violenta caso ele perca.

Continua após a publicidade

Encorajados por acusações de fraude semelhantes, uma multidão violenta de apoiadores de Trump invadiu o Capitólio em 6 de janeiro de 2021, na tentativa de parar a contagem dos votos eleitorais e impedir a certificação da vitória do presidente Joe Biden. O republicano ainda mantêm sua narrativa de que sua derrota há quatro anos foi resultado de uma fraude generalizada nos estados em que ele perdeu.

Faltando apenas quatro dias para a eleição presidencial, as pesquisas que medem a intenção de voto dos eleitores apontam um cenário acirrado na disputa entre Harris e Trump, com empate técnico entre os candidatos.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.