Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Após debandada de multinacionais, Rússia ressuscita carro da era soviética

Automóveis Moskvich voltam a ser produzidos depois de duas décadas na antiga fábrica da Renault, que fechou após a invasão da Ucrânia

Por Da Redação
Atualizado em 23 nov 2022, 18h21 - Publicado em 23 nov 2022, 18h20

Após um hiato de duas décadas, a Rússia relançou nesta quarta-feira, 23, a produção da marca de automóveis Moskvich. A fabricação foi retomada na antiga fábrica da montadora francesa Renault, perto de Moscou, que saiu do país em protesto à invasão da Ucrânia.

A fabricante de caminhões Kamaz disse que os primeiros carros estarão à venda no mês que vem. No comunicado à imprensa, a empresa disse que espera construir uma base de fornecedores russos ao longo do tempo, mas a produção deve permanecer limitada.

A saída da Renault da Rússia fez parte de uma decisão mais ampla de empresas ocidentais. McDonald’s e Starbucks estavam entre os outros grandes nomes a debandar do país após a invasão.

+ Um genérico com fritas, por favor: o novo McDonald’s da Rússia

As sanções ocidentais, implementadas para isolar a Rússia e puni-la pela guerra, limitaram o acesso a peças de fabricação estrangeira. A Kamaz, que assinou um acordo para ser o parceiro tecnológico da fábrica em julho, e o governo estão trabalhando com a montadora chinesa JAC, segundo a agência de notícias Reuters, citando fontes anônimas. 

A meta final do governo de produzir 100 mil veículos Moskvich por ano, alguns dos quais serão elétricos, está muito abaixo da média da indústria, de 200 mil a 300 mil carros por ano. A Tesla, por exemplo, fabrica 22 mil automóveis por semana em sua fábrica em Xangai, na China.

Com apenas 600 veículos previstos para este ano, é improvável que o novo carro altere as perspectivas sombrias para a indústria em geral, cujas vendas anuais podem terminar o ano abaixo de 1 milhão pela primeira vez na história moderna da Rússia.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.