Alimentação regrada e silêncio absoluto: os bastidores do conclave 2025
Durante os dias de clausura, cardeais seguem dieta leve sem aspargos e rotina rigorosa enquanto o Vaticano se transforma para eleger o novo papa

Durante o conclave de 2025, os 133 cardeais eleitores permanecerão em clausura total no Vaticano, seguindo regras rígidas de isolamento e com uma alimentação cuidadosamente planejada. O cardápio, supervisionado pelo nutricionista Giorgio Calabrese, foi desenvolvido para garantir equilíbrio físico e mental, evitando excessos e favorecendo a concentração. Pela manhã, os cardeais receberão chá, café, torradas ou biscoitos com mel ou geleia. O almoço e o jantar serão compostos por pratos simples de massas, arroz, sopas, carnes brancas ou peixe, acompanhados de frutas e verduras da estação – com exceção dos aspargos. Um copo de vinho poderá ser servido, mas bebidas alcoólicas fortes estão proibidas. As refeições serão preparadas por cozinheiros de confiança, responsáveis por garantir a discrição.
Leia mais: Papamóvel elétrico será transformado em clínica para crianças de Gaza
Enquanto isso, o Vaticano vive dias de intensa atividade nos bastidores. Os preparativos para o início do conclave, marcado para o dia 7, às 16h30, mobilizam uma força-tarefa de mais de 60 operários, entre carpinteiros, técnicos, eletricistas, encanadores, floristas e funcionários da limpeza. Aproximadamente 200 acomodações foram montadas ou adaptadas para hospedar os cardeais eleitores e o pessoal de apoio na Domus Sanctae Marthae (Casa Santa Marta) e locais extras. Eles passaram por revisões estruturais, reformas e uma limpeza completa. Todos os cômodos foram equipados com mobília básica, com cama, mesa de apoio e armário. Para garantir o isolamento completo, foram erguidas divisórias internas, instaladas portas temporárias e vedadas janelas, impedindo qualquer contato com o mundo exterior.
Leia mais: Mesmo sem voto no conclave, cardeal brasileiro segue influente nos bastidores
Na Capela Sistina, palco do rito, foi construído um piso flutuante para nivelar o chão e possibilitar a instalação das mesas e cadeiras conforme o cerimonial. Os tapeceiros da Floreria Apostólica Vaticana ficaram responsáveis pelo revestimento e acabamento do ambiente. Também foram montados os sistemas de microfone e câmeras, operados com discrição pela Vatican Media, para registrar os momentos litúrgicos. A estufa, onde serão queimadas as cédulas de votação, já foi instalada e conectada à tradicional chaminé, que emitirá a fumata preta ou branca (fumaça). Nos edifícios, todas as janelas foram escurecidas, e está prevista para a véspera do início do processo, no dia 6, a aplicação de cerca de 80 selos de chumbo para lacrar os acessos ao perímetro.
Todo esse rigor logístico e disciplinar tem um único objetivo: garantir que o processo de discernimento espiritual e votação ocorra com serenidade, silêncio e recolhimento — condições essenciais para que os cardeais possam eleger o novo papa com liberdade e responsabilidade diante de Deus e da Igreja.