Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Alemanha condena sanções americanas contra a Rússia

As medidas dos Estados Unidos afetam diretamente os interesses comerciais europeus no setor energético de Moscou

Por Julia Braun, da Espanha
Atualizado em 4 jun 2024, 18h03 - Publicado em 31 jul 2017, 15h30

Em tom pouco diplomático, a ministra alemã para a Economia, Brigitte Zypries, condenou nesta segunda-feira o pacote de sanções contra a Rússia aprovado pelo Senado americano na semana passada. Para Berlim, a medida é ilegal e viola o direito internacional.

O objetivo dos Estados Unidos com as sanções é punir os russos pela intervenção nas eleições presidenciais de 2016 e nos conflitos na Síria e na Ucrânia. Contudo, as penalidades afetam diretamente os interesses comerciais europeus com Moscou, principalmente no setor energético.

Se aprovadas pelo presidente americano Donald Trump, as ações corretivas puniriam qualquer empresa que auxiliasse a Rússia na exportação e transporte de petróleo. Atualmente, a União Europeia (UE) está envolvida em um projeto de 9,5 bilhões de euros (35,1 bilhões de reais) para a construção de um gaseoduto, que transportará o combustível pelo Mar Báltico até a cidade alemã de Greiswald.

“É claro que não queremos uma guerra comercial, mas é importante que a Comissão Europeia avalie contramedidas” disse Zypries ao grupo de comunicações alemão Funke Mediagruppe, garantindo que os Estados Unidos abandonarão a cooperação bilateral com a UE para aplicar as sanções.

Continua após a publicidade

A ministra alemã pediu uma resposta imediata do bloco, que ainda não se pronunciou oficialmente sobre os novos acontecimentos. Para os especialistas, o tema pode gerar grande conflito diplomático entre as duas potências e já estremece mais uma vez as relações entre Washington e Berlim.

Na sexta-feira à noite, a Casa Branca informou que Trump planeja aprovar as sanções. Antes mesmo de se consolidar, a medida já provocou uma reação de Moscou, que ordenou a saída de cerca de 700 diplomatas americanos da Rússia.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.