Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Aeroporto na fronteira da França fecha temporariamente por alerta de bomba

Suspeita de ataque acontece horas depois de a rede ferroviária francesa ser atingida por um 'ataque em massa' no dia do início dos Jogos Olímpicos em Paris

Por Da Redação
Atualizado em 26 jul 2024, 17h30 - Publicado em 26 jul 2024, 11h37

O aeroporto de Basileia-Mulhouse, localizado na fronteira entre FrançaSuíça, foi esvaziado nesta sexta-feira, 26, por “razões de segurança” horas depois de a rede ferroviária francesa ser atingida por um “ataque em massa” no dia da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos.

Momentos depois do fechamento temporário do aeroporto, a emissora local CGTN Français informou que um voo da Air France para Paris havia sido cancelado devido a um alerta de bomba.

O aeroporto retomou suas operações gradualmente após a suspeita de ataque, solicitando que os passageiros entrem em contato com suas companhias aéreas para obter informações atualizadas sobre seus voos.

A dificuldade de atravessar a fronteira entre a França e a Suíça foi intensificada pelo início de uma “operação de controle excepcional” ao longo dos 570 km que dividem os países, na sexta-feira. A operação “inédita” tem como objetivo combater o crime transfronteiriço e as fraudes alfandegárias à medida que o início dos Jogos Olímpicos de Paris se aproxima.

Sabotagem à rede ferroviária

A infraestrutura ferroviária da França foi alvo de um “ataque em massa” que tentou paralisar os trens de alta velocidade (TGV) do país menos de um dia antes da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos, prejudicando mais de 800 mil passageiros.

Continua após a publicidade

Três a cada quarto linhas de Paris foram afetadas por incêndios, especificamente as que circulam nas direções norte, leste e oeste da capital francesa. Até o momento, nada liga o ataque ao início dos Jogos de Paris.

“Todos os elementos que temos demonstram claramente que é proposital: a coincidência de tempos, vans encontradas com pessoas que fugiram, especialmente na parte sudeste, artefatos incendiários encontrados no local. Ao que tudo indica, se trata de incêndios provocados”, disse o ministro dos Transportes, Patrice Vergriete, após condenar as “ações criminosas”.

A Eurostar cancelou um a cada quatros trens de Londres para Paris na sexta-feira após os ataques, recomendando que os passageiros adiassem suas viagens.

A rota dos trens precisou ser alterada devido aos incêndios, estendendo o tempo de viagem em cerca de uma hora e meia. “A Eurostar espera que essa situação dure até segunda-feira de manhã. Hoje, a Eurostar cancelará 25% de seus trens. Também será o caso no sábado, 27, e no domingo, 28″, informou a operadora de trens de alta velocidade.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.