Acompanhe em tempo real a eleição à Presidência dos EUA
No sistema do Colégio Eleitoral, há 538 votos em disputa e vencedor precisa receber 270 deles ou mais

Os Estados Unidos foram às urnas nesta terça-feira, 3, para escolher o próximo presidente do país. A disputa entre o atual presidente americano, o republicano Donald Trump, e seu adversário, o democrata Joe Biden, está acirrada, principalmente nos chamados swing states, ou estados-pêndulo, capazes de oscilar a contagem de votos do Colégio Eleitoral.
Nesse sistema, cada estado recebe um certo número de votos baseado no tamanho de sua população. Há 538 votos em disputa, e o vencedor precisa receber 270 deles ou mais. Abaixo, acompanhe em tempo real a apuração dos votos por estado, conforme informações forem disponibilizadas.
A apuração dos votos foi encerrada ou já apresenta resultado conclusivo na maior parte dos estados. Mas assim como em 2016, três estados do Meio-Oeste devem decidir a eleição: Wisconsin, Michigan e Pensilvânia.
Até o momento, os resultados parciais da contagem dão vantagem a Donald Trump na Pensilvânia, enquanto Biden já foi confirmado ganhador em Wisconsin e Michigan. As regiões são as mesmas que consolidaram a vitória do republicano há quatro anos. O republicano venceu em 23 estados.
As apurações na Geórgia, Nevada e Arizona também não foram concluídas. Um dos resultados mais importantes até o momento para o presidente republicano foi na Flórida, onde as pesquisas de opinião davam uma ligeira vantagem para seu adversário.
Biden venceu em 23 estados, incluindo seu reduto, Delaware, e Nova York, com seus 29 votos ao colégio eleitora, e o Distrito de Columbia, com 3 votos, mas com importância simbólica porque é onde fica a capital americana.
Apesar da falta de conclusão da apuração, o presidente Donald Trump já se declarou vencedor na manhã desta quarta. O republicano acusou o partido adversário de fraude eleitoral, mesmo sem provas, e prometeu ir à Suprema Corte para parar a contagem de votos no país.
Biden também se mostrou confiante, embora tenha dito ser supersticioso e preferido não antecipar nenhum resultado. “O que ouvi é que há uma participação esmagadora, especialmente de jovens e mulheres, negros”, disse em Wilmington, Delaware, onde reside, o que considerou “um bom presságio”.
O ex-vice-presidente de Barack Obama conta com 51,2% de pessoas o apoiando diante dos 44% do atual presidente, e tem uma liderança de 2,3 pontos percentuais em estados-chave para vencer a eleição, segundo a média das pesquisas feitas pelo RealClearPolitics.