Acidente com caminhão deixa ao menos 71 mortos na Etiópia
Veículo lotado de passageiros, voltando de um casamento, caiu em um rio no distrito de Bona

Um acidente envolvendo um caminhão deixou pelo menos 71 mortos na Etiópia, informou um comunicado do porta-voz do governo regional do sul de Sidama nesta segunda-feira, 30. Segundo a mídia local, o veículo, que estava lotado de passageiros, caiu em um rio. No horário local, o episódio ocorreu na noite de domingo 29.
O acidente aconteceu no distrito de Bona, a 300 quilômetros da capital, Adis Abeba, segundo o escritório regional de comunicação. Wosenyeleh Simion, porta-voz do governo regional de Sidama, disse à agência de notícias Reuters nesta segunda-feira que pelo menos 71 pessoas morreram, incluindo 68 homens e 3 mulheres.
“Cinco estão em estado crítico e recebendo tratamento no Hospital Geral de Bona”, afirmou ele. No comunicado emitido pelo governo regional do sul de Sidama no final do domingo, autoridades falavam em 60 mortos.
O órgão de saúde de Sidama divulgou imagens do acidente em que é possível ver várias pessoas ao redor do caminhão tentando retirar o veículo do rio e resgatar as vítimas.
Casamento
Em entrevista à Reuters, Wosenyeleh informou que o caminhão havia perdido uma ponte e caído em um rio. Além disso, ele disse que a estrada tinha muitas curvas. Não foram informados detalhes das circunstâncias do acidente, nem o número total de passageiros que estavam no veículo.
O porta-voz acrescentou que uma parte dos passageiros estava no caminho de volta de uma cerimônia de casamento, e que algumas famílias perderam vários membros. A polícia de trânsito da região reportou que o caminhão estava sobrecarregado, o que provavelmente causou o acidente.
A emissora estatal Ethiopian Broadcasting Corporation (EBC) também informou que os passageiros estavam voltando de um casamento quando o incidente ocorreu no domingo.
Acidentes de trânsito fatais são comuns na Etiópia, onde estradas e muitos veículos são mal conservados. Em 2018, pelo menos 38 pessoas, a maioria estudantes, morreram quando um ônibus caiu em uma ravina no norte do país, uma região montanhosa.