Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

“A violência ameaça a democracia”, diz filósofo Michael Sandel

Professor de Harvard, o autor do best-seller 'A Tirania do Mérito: o que Aconteceu com o Bem Comum?' defende o cerceamento da intolerância na internet

Por Ricardo Ferraz Atualizado em 4 jun 2024, 14h23 - Publicado em 15 jan 2021, 06h00

A suspensão das contas de Trump no Twitter e no Facebook é um tipo de censura? Trump espalha a versão mentirosa de que a eleição foi roubada e a de que ele é o verdadeiro vencedor. Do ponto de vista constitucional, o direito à liberdade de expressão se aplica à ação do governo, e não das empresas. Já do ponto de vista moral, a ação se justifica para impedir que a democracia seja atingida.

O direito à liberdade de expressão, garantido na Constituição, está sendo superestimado a ponto de prejudicar a democracia? A atividade violenta de extremistas de direita ameaça a democracia, mas eu não chamaria isso de expressão de liberdade. Esse direito não deve ser entendido como uma proteção da violência ou da incitação à violência.

Existe uma maneira de controlar as redes sociais sem prejudicar a liberdade de expressão? Um jornal não viola a liberdade de expressão se decidir não publicar o artigo de alguém. Pode-se argumentar que as plataformas são menos parecidas com os jornais e mais semelhantes aos serviços públicos, como telefônicas e correios. Precisamos decidir como trataremos as redes sociais.

O senhor acredita que a violência no mundo real pode aumentar se esse tipo de comportamento nas redes sociais for mantido? Sim, mas a mídia social não é a causa principal. O principal motivo para os atos de vandalismo no Capitólio foi o comportamento irresponsável de Trump e de outros líderes que fomentam a violência.

O senhor acredita que as big techs serão reguladas? É quase inevitável algum tipo de regulação. Os democratas e a maioria dos republicanos percebem que essas empresas têm um poder inexplicável. As plataformas contribuem para a degradação do discurso público, a polarização da sociedade e, agora, a violência. E tudo para capturar nossa atenção, reunir nossos dados e nos vender coisas. Não é uma barganha atraente.

Publicado em VEJA de 20 de janeiro de 2021, edição nº 2721

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.