Inverno: Revista em casa por 8,98/semana

A relação entre moralidade, religião e PIB

Novo estudo com quase 40 mil participantes aponta que 84% dos brasileiros relaciona Deus à moral

Por Sabrina Brito 25 jul 2020, 12h59

Um levantamento conduzido pela organização Pew Research Center buscou entender quantas pessoas relacionam a fé à moralidade e o quão importante Deus é em suas vidas. A pesquisa, baseada nas respostas de mais de 38 mil indivíduos, revela que as pessoas que mais valorizam a crença religiosa podem ser encontradas, de forma geral, nos países em desenvolvimento.

Nas 34 nações onde o estudo foi realizado, a média total de indivíduos que acreditam que é necessário crer em Deus para se ter bons valores é de 45%. Além disso, mais de 60% dos entrevistados disse que a religião tem um papel importante em suas vidas. Ainda segundo o levantamento, os habitantes de regiões subdesenvolvidas tendem a ser mais crentes e a dar mais valor à fé.

Mas há discrepâncias muito grandes. Por exemplo, nos países da Europa ocidental, a média de cidadãos que conecta Deus à moral é de apenas 22%. O índice aumenta conforme passamos ao continente americano: nos EUA, a média é de 44% das pessoas. Já no Brasil, esse número é ainda maior: 84%.

Vale lembrar que o catolicismo é a religião predominante na América Latina. Afinal, estima-se que quase 50% dos brasileiros sejam adeptos dessa fé, categorizando o país como dono da maior população católica do planeta.

Curiosamente, os pesquisadores responsáveis pelo levantamento encontraram uma correlação entre PIB per capita e a crença de que a fé leva ao comportamento moral. Enquanto as nações mais crentes, como Brasil, Índia e Quênia, possuem PIBs per capita relativamente baixos, os locais onde os cidadãos são menos apegados à religião apresentam PIBs per capita maiores, como Holanda, Alemanha e Suécia.

Os estudiosos constataram também que, em grande parte das nações participantes, a ideia de que Deus leva à moralidade é mais comum entre idosos e adultos do que entre jovens. Na Coreia do Sul, por exemplo, 64% dos mais velhos liga a religião à moral, mas, entre os jovens, a taxa é de apenas 20%.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

OFERTA RELÂMPAGO

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 2,99/mês*

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Ofertas exclusivas para assinatura Anual.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.