Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Tite se espanta ao saber que José Buitrago apitará Boca x Fluminense

O Corinthians reclamou de forma veemente de José Buitrago, árbitro do empate sem gols contra o equatoriano Emelec, no jogo de ida pelas oitavas de final da Copa Libertadores, mas não adiantou. A Conmebol escalou o colombiano para o primeiro duelo entre Boca Juniors e Fluminense, em La Bombonera, pelas quartas da competição continental.

A notícia pegou o técnico Tite de surpresa na tarde desta segunda-feira. ‘Buitrago é aquele que apitou contra o Emelec?’, questionou o espantado corintiano, que fez longo silêncio e expressão de indignação ao receber a resposta positiva. ‘Tomara que apite bem’.

José Buitrago foi acusado de favorecer o Emelec marcando faltas inexistentes e minando a equipe brasileira com cartões amarelos – foram sete, sendo dois deles para Jorge Henrique, expulso ainda no começo do segundo tempo.Não foram somente os jogadores e o técnico Tite que chiaram. O presidente Mário Gobbi chegou a declarar que o Campeonato Paulista é mais organizado que a Libertadores, disse que certas atitudes do árbitro só puderam ser notadas por quem estava no Estádio George Capwell e ainda o acusou de debochar dos atletas corintianos durante a partida. O mandatário, porém, preferiu não fazer uma reclamação por escrito à Conmebol, alegando que seria como acreditar em Papai Noel.

A entidade que coordena o torneio prometeu analisar a atuação de Buitrago, mas não o puniu. Ao Corinthians sobrea o consolo de não precisar lidar com ele nesta quarta-feira, na primeira partida contra o Vasco da Gama, em São Januário. Os cariocas gostariam de ver um árbitro estrangeiro no apito, mas o escolhido foi o mineiro Sandro Meira Ricci, eleito pela CBF o melhor do Brasileirão-2010 e o segundo melhor do ano passado.

‘Torço para que ele faça uma baita arbitragem e não se deixe influenciar por nada. Quero isso não só nos nossos jogos, mas em todos os outros’, continou Tite.