
Por AE
Montecarlo – Em duelo de franceses, Gilles Simon surpreendeu o número cinco do mundo Jo-Wilfried Tsonga nesta sexta-feira e se garantiu na semifinal do Masters 1000 de Montecarlo. Revivendo a boa fase de 2009, Simon desbancou o favorito com o placar de 7/5 e 6/4, em 1h32min de partida.
Em busca de sua segunda final de nível Masters, Simon terá pela frente o espanhol Rafael Nadal, atual heptacampeão do torneio monegasco. O número dois do mundo avançou à semifinal ao despachar o suíço Stanislas Wawrinka pelo mesmo placar do triunfo de Simon.
Os franceses fizeram um duelo equilibrado nesta sexta. Com dificuldades no saque, Simon e Tsonga protagonizaram uma sequência de quebras de saque nos dois sets. O primeiro levou vantagem ao mostrar eficiência com sua conhecida boa devolução. Assim, faturou três quebras no set inicial e outras duas na segunda parcial.
Atual número 15 do mundo, Simon tem exibido rápida evolução neste ano, após cair no ranking em razão de seguidas lesões. O francês tenta recuperar a boa fase vivida em 2009, quando entrou no Top 10 e chegou a disputar o ATP Finals. Seu melhor resultado em torneios de Masters 1000 foi a final de Madrid de 2008, quando caiu diante do escocês Andy Murray.