Quem são os únicos técnicos que participaram das três versões do Mundial de Clubes
Dica: um é brasileiro e outro, espanhol, ambos vitoriosos em suas carreiras como jogadores e comandantes
Apenas dois participantes da Copa do Mundo de Clubes participaram das três versões do torneio. Renato Gaúcho, técnico do Fluminense, é um deles. E o espanhol Pep Guardiola, do Manchester City, o outro.
Ambos participaram da Copa Intercontinental, do Mundial e, agora, da Copa do Mundo de Clubes. Renato como jogador em 1983, pelo Grêmio, ao derrotar o Hamburgo — ele fez dois gols no jogo único. Como técnico, em 2017, pelo mesmo tricolor gaúcho, foi vice no Mundial, ao passar pelo Pachuca na semifinal e depois perder para o Real Madrid — com gol de Cristiano Ronaldo.
Guardiola também participou da Copa Intercontinental, como jogador do Barcelona. Meia no time de Johan Cruyff, viu o sonho de conquistar o título de 1992 se esvair nos pés de Raí, que virou o jogo com dois gols — um de falta. Na versão de cruzamentos entre campeões da Libertadores e Champions League contra vencedores da Ásia, África e Oceania, ganhou o título como técnico do Barcelona em 2009 e 2011, Depois, venceu também pelo Bayern, em 2013, e pelo Manchester City, em 2023.
Como o Fluminense em segundo no seu grupo, se o Manchester City ganhar sua chave, os times podem se encontrar nas quartas-de-final. A situação será igual em caso inverso.
LDU x Palmeiras na Libertadores: onde assistir, horário e escalações
Otávio Augusto volta a falar sobre Grazi Massafera: ‘Não tem sentido’
Quando Bolsonaro deve ser preso para cumprir pena de mais de 27 anos
INSS alerta risco a serviços e pagamento de benefícios após bloqueio de verbas pelo governo Lula
Ataque mais rápido do reino animal é registrado em câmera lenta; veja

