Quem está no páreo para assumir CBF, caso afastamento de Ednaldo se confirme
Especula-se que Ronaldo Nazário e presidentes das federações de São Paulo e Roraima estejam entre os candidatos

Ednaldo Rodrigues foi afastado da presidência da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) na quinta-feira, 15, por decisão do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ). Esta é a segunda vez que Ednaldo é afastado judicialmente do cargo pela Corte. A primeira vez foi em dezembro de 2023, depois revertida por decisão do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal.
O desembargador Gabriel De Oliveira Zefiro, da 19ª Câmara Cível, acatou pedido de Fernando Sarney, vice-presidente da entidade, com base em indícios de falsificação de assinatura em um acordo judicial que manteve Rodrigues no cargo. Segundo a decisão, há “robustos indícios” de que o dirigente Antônio Carlos Nunes, o Coronel Nunes — que figura como signatário do acordo — não tinha condições cognitivas de assinar o documento.
O laudo médico, somado a uma perícia grafotécnica, levou o TJ-RJ a anular o acordo firmado em janeiro e a determinar o afastamento de Rodrigues. Com isso, Sarney foi nomeado interventor provisório da CBF, responsável por convocar novas eleições “o mais rápido possível”. O dirigente, que é o vice-presidente mais antigo da instituição, rompeu politicamente com Ednaldo e não integrava sua chapa de reeleição.
Após a decisão judicial, 19 presidentes de federações estaduais assinaram um manifesto defendendo a “renovação do futebol brasileiro”,iniciando um movimento para uma nova eleição na CBF, que foi convocada por Sarney, ainda sem data definida. Rodrigues, que recebeu a notícia do afastamento enquanto estava em Assunção, no Paraguai, participando de um congresso da Fifa, ingressou com pedido no STF para anular a decisão.
Possíveis candidatos à presidência da CBF
Ronaldo Nazário (Ronaldo Fenômeno)
Empresário e ex-jogador de futebol
Tentou, sem sucesso, o apoio das federações para concorrer ao pleito ocorrido em março. Na ocasião, foi apoiado apenas pela Federação Paulista de Futebol e acabou retirando sua candidatura, após “23 portas fechadas”. O campeão do penta é dono de 80% das ações do clube espanhol Real Valladolid, rebaixado para a segunda divisão espanhola nesta temporada. No Brasil, Fenômeno comprou 90% da SAF do Cruzeiro em 2021, clube que o revelou, e em 2024, vendeu sua parcela ao dono da rede Supermercados BH, Pedro Lourenço.
Reinaldo Carneiro Bastos
Presidente da Federação Paulista de Futebol (FPF)
Já foi interventor em 2021, quando uma decisão do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro anulou a eleição de Rogério Caboclo à presidência. Segundo o jornalista Jorge Nicola, “sempre teve o sonho de presidir a CBF, mas não gosta de ‘embate’, e foi por isso que não entrou no manifesto assinado pelas 19 federações.
Fernando Sarney
Vice-presidente da CBF e atual interventor
Filho do ex-presidente do Brasil, José Sarney, e irmão de Roseana Sarney (MDB-MA), deputada federal pelo Maranhão, e de José Sarney Filho (PV-MA), Secretário de Meio Ambiente do Distrito Federal. Tem 70 anos e está na CBF desde 1998, quando ocupou primeiramente o cargo de diretor de relações governamentais durante o mandato de Ricardo Teixeira. Sarney se manteve em todas as próximas administrações e foi escolhido como interventor por ser o mais antigo na casa.
Samir Xaud
Médico, empresário e presidente eleito da Federação Roraimense de Futebol (FRF)
Tem 41 anos, é médico especialista em infectologia e medicina esportiva, além de empresário, proprietário de um centro de treinamento voltado à vida fitness, saúde e bem-estar. Em janeiro, foi eleito para substituir o pai, Zeca Xaud, no comando da Federação Roraimense de Futebol (FRF), a partir de 2027, em mandato com duração até 2030. Zeca é um dos mais longevos cartolas entre as federações e, em 2026, completará 40 anos no cargo. Caso vença a eleição na CBF, Samir não tomará posse na Federação Roraimense. Seu nome ganha força com o apoio de 19 federações estaduais.