Qual é o único clube no Campeonato Brasileiro do estado do candidato à presidência da CBF?
Sem representantes nas Séries A, B e C, equipe da última divisão carrega a bandeira de Roraima

As eleições da CBF estão com o caminho traçado. Samir Xaud deve se tornar presidente da Confederação por ser candidato único na disputa. O nome do gestor da Federação Roraimense de Futebol (FRF) levantou curiosidade sobre o futebol do estado do Norte que tem apenas um representante nas quatro divisões do Campeonato Brasileiro: o Grêmio Atlético Sampaio, o GAS.
O clube foi fundado em 11 de junho de 1965 por Agenor de Souza Almeida que homenageou o Patrono da Arma de Infantaria do Exército Brasileiro para nomear o clube. Segundo o jornal Folha BV, da capital roraimense, Agenor e outros colegas também criaram uma Associação Desportiva que aprovou a criação do clube Grêmio Atlético Sampaio na cidade de Boa Vista.
O leão foi escolhido como mascote, e estampa o escudo da equipe também chamada de “Leão Dourado” e “Leão do Norte”, além da abreviação GAS.
O time de futebol se profissionalizou no início dos anos 90, e em 1996 disputou seu primeiro torneio estadual. Conquistou o vice-campeonato do Roraimão e garantiu uma vaga na Série C daquele ano, mas caiu na primeira fase.
Em 2018, o GAS se mudou para a cidade de Caracaraí, onde está até hoje e comemorou suas primeiras conquistas. Em 2021, participou pela primeira vez da Série D, após outro vice-campeonato do estadual, O “time do seu Agenor” perdeu o seu fundador aos 91 anos em 2022, mas comemorou o primeiro título de campeão de Roraima em 2024, e o bicampeonato neste ano.
Em 2025, o time de Caracaraí segue disputando a quarta divisão do Brasileiro, depois de comemorar o estadual e cair para o Remo na primeira rodada da Copa do Brasil.
Ver essa foto no Instagram