Primeiro jogador bilionário do mundo: como Cristiano Ronaldo alcançou patrimônio?
Jogador acumula dezenas de empreendimentos nos negócios fora do campo

Se dentro de campo Cristiano Ronaldo segue em busca da marca dos mil gols – chegou a 946 na carreira vestindo a camisa do Al-Nassr, além de ter mais de 700 vitórias atuando por clubes, fora dos gramados ele segue fazendo história. Nesta quarta-feira, 8, de acordo com o portal internacional Bloomberg, o craque português se tornou o primeiro bilionário da história do futebol ao alcançar um patrimônio estimado em 1,4 bilhão de dólares (R$ 7,5 bilhões na cotação atual). Esse recorde foi alcançado graças à renovação de seu novo contrato com o Al-Nassr, equivalente a mais de 400 milhões de dólares (R$ 2,1 bilhões).
De acordo com a publicação, em toda a carreira CR7 faturou mais de 550 milhões de dólares em salários, entre 2002 e 2023 (R$ 2,9 bilhões). Além disso, somente em contratos comerciais que envolvem Nike, Armani e Castrol, por exemplo, foram arrecados por eles nada mais do que 175 milhões de dólares (R$ 934 milhões).
Mas, além do que construiu em campo, o que fez o astro chegar a esse montante? A resposta não é difícil. Há alguns anos que Cristiano já vem se aventurando na área do empreendedorismo, utilizado, claro, o nome que construiu ao longo da carreira e se associando com nomes famosos. Um dos mais recentes dele foi a criação do estúdio de cinema independente, UR-Marv, em parceria com um dos mais renomados diretores da área, o britânico Matthew Vaughn, de peças como “X-Men, O Início” (2011) e “Kingsman: Serviço Secreto” (2014).
E ele vai além. O atacante conta com investimentos nos mais diversos setores, de bebidas a hotéis, de moda e turismo. Nos últimos anos, promoveu uma série de lançamentos, como uma marca de roupas, sapatos e perfumes CR7; investimentos em hotéis na Europa, Ásia e América Latina; propriedades de luxo em diferentes partes do mundo; participação na Chrono24, uma plataforma alemã de venda de relógios de luxo; participação na Confina Media, um dos grupos audiovisuais mais populares de Portugal; e uma participação na Vista Alegre Atlantis SGPS, uma fabricante portuguesa de porcelana e cerâmicas.
“A influência do CR7 transcende o futebol, estabelecendo-o como uma marca global de imenso valor. A combinação do desempenho em campo, da presença dominante nas redes sociais e dos lucrativos contratos publicitários solidificam sua posição como um dos atletas mais valiosos e influentes do mundo. Ele é um case perfeito de como atletas de alto nível podem se tornar verdadeiros empreendimentos, gerando receitas milionárias muito além de seus salários como jogadores”, analisa Joaquim Lo Prete, country manager da Absolut Sport no Brasil, agência oficial de experiências esportivas da Conmebol.
Além de seu canal no Youtube, o UR – Cristiano, com mais de 77 milhões de inscritos, CR7 inovou neste ano ao transmitir, ao vivo, as finais do Premier Padel P1, torneio profissional de padel que acontece em Riade, na Arábia Saudita, e a transmissão por meio de seu canal alcançou mais de 130 países. No Instagram, ele é a personalidade mais seguida do mundo, com 665 milhões, se distanciando cada vez mais de Messi, com 506 mi. Ele também fica a frente de nomes como Selena Gomez, com 418 mi, Dwayne Johnson, o The Rock, com 393 mi, Kylie Jenner, com 393 mi, Ariana Grande, com 374 mi, e Kim Kardashian, com 356 mi.
“Cristiano Ronaldo é o maior fenômeno de marketing da história do futebol mundial. Talento, muito treino e repetição, disciplina fora da curva aliada a um posicionamento estratégico de imagem único”, aponta Fábio Wolff, sócio-diretor da Wolff Sports e especialista em marketing esportivo, e que faz a captação de contratos entre marcas envolvendo profissionais do esporte.
De acordo com estudo do IPAM (Instituto Português de Administração e Marketing), divulgado neste ano, a ‘marca’ CR7 alcançou o valor recorde de 850 milhões de euros em 2025. Os valores reúnem uma combinação de 28 variáveis distribuídas por seis dimensões: receitas, media, redes sociais, palmarés, influência social e impacto.
A nota do Instituto Português de Administração e Marketing relata que, em termos de receitas, Cristiano Ronaldo arrecada atualmente 200 milhões de euros anuais no Al Nassr, além de mais de 150 milhões de euros em contratos publicitários com marcas globais como Nike, Tag Heuer e Louis Vuitton. Nas redes sociais, o portugês tornou-se a pessoa pública mais seguida no mundo, com mais de 1 bilhão de seguidores em suas plataformas.
“A influência de Cristiano Ronaldo construída através de recordes impressionantes ultrapassa as quatro linhas, cruza o mundo dos negócios e alcança os diversos cantos do mundo. O valor descrito é reflexo de uma marca global que inspira, molda comportamentos mundo afora, tem alcance e frequência”, explica Ivan Martinho, professor de marketing esportivo pela ESPM.
Outro dado significativo trazido pelo estudo é que CR7 gera 22,3 milhões de notícias em média em todo o mundo por ano, além de outras 187 milhões de pesquisas no Google anualmente. Também é mencionado em 4 mil livros na Amazon, e está presente em 63 mil artigos científicos.