Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Por que a pista de atletismo do Stade de France é roxa?

A tonalidade, para além do espetáculo para as câmeras de TV e fotografia, é referência aos campos de lavanda franceses

Por Fábio Altman Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 3 ago 2024, 15h43 - Publicado em 3 ago 2024, 15h09

A tradição sempre mandou pistas de atletismo tingidas de ocre, em diferentes tons. Na Olimpíada do Rio de Janeiro, no Engenhão, em 2016, era azul – e foi uma surpresa. As raias ao redor do gramado do Stade de France, em Paris, são roxas. Violetas, dirão alguns, para combinar com a origem da ideia: os campos de lavanda do sul da França, na região da Provence. Os responsáveis pelo design olímpico quiseram, em primeiríssimo lugar, uma cor que fosse diferente de tudo o que se fez até hoje, afeita a chamar a atenção das câmeras de televisão e das lentes dos fotógrafos. Um dia, lá na frente, quando virmos as imagens deste verão parisiense no atletismo será fácil lembrar: “ah, os Jogos de roxo”.

Não foi fácil chegar ao tom certo. Diz Camille Yvinec, diretora da identidade de marca para a Olimpíada de Paris: “Começamos com uma paleta de cores sofisticada, que não remetesse diretamente aos anéis olímpicos”. Do ponto de vista de marketing, funcionará. Grandes marcas de calçados esportivos lançaram modelos de laranja vivíssimo e amarelo que contrastam com o piso. O fundista Joshua Cheptegei, de Uganda, ouro dos 10 000 metros, planava em pisantes fluorescentes a compor imagem delicada como a de um quadro de Camille Pissaro.

Os atletas gostaram. “Irradia luz”, diz Thea LaFond, de Dominica, ilhota-nação do Caribe, finalista do salto triplo. “Uma pista violeta, uau!”.

France, Alpes de Haute Provence (04), plateau de Valensole, lavender fields (Lavandula sp.) and mountains. (Photo by: Henry Ausloos/Dukas/Universal Images Group via Getty Images)
Campo de lavanda na França, que inspiraram artistas como Camille Pissaro: os responsáveis pelo desenho de marca dos Jogos de Paris queriam algo muito diferente (Henry Ausloos/Getty Images)
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.