Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Relâmpago: Revista em casa por 8,98/semana

Por que a NFL está investindo em jogos fora dos Estados Unidos?

Duelo no Brasil sai de São Paulo na próxima temporada e acontecerá no Maracanã

Por Redação Atualizado em 26 set 2025, 15h02 - Publicado em 26 set 2025, 15h00

Assim como vinha se especulando há alguns meses, a National Football League (NFL) anunciou nesta sexta-feira, 26, que vai realizar ao menos três partidas da temporada regular ao longo dos próximos cinco anos no Rio de Janeiro — o primeiro deles já acontecerá em 2026, no estádio do Maracanã. As equipes e a data ainda não foram reveladas.

“A parceria em múltiplos anos da NFL com o Rio é o casamento perfeito. Será um evento histórico com jogos da NFL no calendário oficial da cidade. Estou entusiasmado para ver uma partida de futebol americano no Maracanã, o templo mais icônico do futebol mundial”, afirmou o prefeito do Rio de Janeiro.

A cidade espera que, além da visibilidade internacional com o evento, a cidade consiga movimentar a economia, assim como ocorreu com São Paulo. Na capital paulista, de acordo com da SPTuris, foram movimentados mais de R$ 330 milhões (62 milhões de dólares) em cada um dos anos.

Além disso, foram gerados mais de 12 mil empregos na cidade somente nas semanas que antecederam o confronto, sendo que 11,5% do público registrado era de estrangeiros, e 57% de pessoas vieram de fora da capital, o que representa um alto consumo em turismo e hotelaria.

De acordo com números divulgados, os turistas gastaram R$ 3.355,73 em média, e ficaram três dias na cidade. Também foi confirmado um aumento de 133% na emissão de passagens aéreas dos Estados Unidos.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:

Os números em São Paulo, por exemplo, foram maiores do que na Cidade do México, que tradicionalmente recebe esses jogos desde 2016 e tem movimentado, anualmente, R$ 246 milhões.

Joaquim Lo Prete, country manager da Absolut Sport no Brasil, agência que comercializou pacotes de viagem para os eventos da NFL em São Paulo, e que também atua com serviços de hospitalidade para o GP São Paulo de Fórmula 1, a ampliação dos jogos reforça a estratégia da liga em expandir novos horizontes no país: “A confirmação de um jogo oficial da NFL no Rio de Janeiro em 2026 reforça o Brasil como um mercado estratégico para a liga e consolida o país entre os grandes palcos internacionais do futebol americano. Depois do sucesso em São Paulo, onde registramos, de 2024 para 2025, um crescimento de 400% na venda e na procura por pacotes, a chegada ao Maracanã mostra o potencial do torcedor brasileiro para experiências de alto nível.”

Continua após a publicidade

Fora dos Estados Unidos, a NFL já organizou 56 partidas da temporada regular foras, em grandes cidades como Londres, Frankfurt, Munique, Toronto, São Paulo e Cidade do México. Neste ano, ainda serão realizados jogos inéditos em Dublin, Madri e Berlim, além de mais um em Londres. Já em 2026, além do Rio de Janeiro, Melbourne, na Austrália, também terá um confronto.

“A escolha do Rio de Janeiro pela NFL é estratégica: a cidade combina turismo, entretenimento e paixão esportiva como poucas no mundo. Para o Rio, significa reafirmar-se como palco global de grandes eventos; para a NFL, representa abrir portas a um mercado em expansão, fortalecer sua marca em solo sul-americano e transformar um jogo em uma vitrine internacional de negócios e experiências”, aponta Bruno Brum, CMO da Agência End to End, empresa que conecta o torcedor à sua paixão e é um hub de soluções e engajamento para o mercado esportivo.

O projeto de conquistar novos mercados, especialmente na Europa e América do Sul e Central, vem se intensificando por parte dos organizadores da liga, que enxergam alguns países como estratégicos na captação de mais recursos, receitas e público.

Continua após a publicidade

A NFL é considerada uma das principais ligas esportivas do mundo, com um valuation de R$ 803 bilhões, e o Brasil é o segundo país com a maior base de fãs da liga fora dos Estados Unidos, atrás apenas do México. Não à toa, todos os 47 mil ingressos colocados à venda, incluindo camarotes de luxo, que variavam entre R$ 5 mil a R$ 30 mil, se esgotaram em poucos minutos, com 1/3 de estrangeiros presentes no evento.

Outro dado extremamente relevante é a NFL foi o segundo evento que mais movimentou dinheiro em São Paulo, ficando atrás apenas da Fórmula 1, que movimentou 1,2 bilhão de reais. Carnaval, com R$ 201 milhões, e Réveillon, com 140 milhões, ficaram para trás.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

ÚLTIMA SEMANA

Digital Completo

A notícia em tempo real na palma da sua mão!
Chega de esperar! Informação quente, direto da fonte, onde você estiver.
De: R$ 16,90/mês Apenas R$ 2,99/mês
ECONOMIZE ATÉ 28% OFF

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada revista sai por menos de R$ 10,00)
De: R$ 55,90/mês
A partir de R$ 39,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$35,88, equivalente a R$2,99/mês.