O que se sabe até agora sobre Abel Ferreira na seleção brasileira
Técnico português é especulado após resposta negativa de Ancelotti à CBF; Palmeira nega “sinal verde” de Leila Pereira
A saga para trazer Ancelotti parece ter chegado ao fim, mas a novela em busca de um novo técnico para a seleção brasileira está longe de uma conclusão. Uma nova possibilidade da CBF é o treinador mais longevo do futebol nacional na atualidade: Abel Ferreira. A frente do Palmeiras desde novembro de 2020, o português, então desconhecido dos brasileiros, conquistou dez títulos com o Verdão. O sucesso no clube Alviverde naturalmente o coloca como especulação para comandar a seleção canarinho.
A frustração repetida com Ancelotti ilustra a “batata quente” que se tornou comandar a seleção brasileira, então a CBF ter um plano A, B e C não é novidade. O nome de Abel Ferreira já esteve em discussão nas últimas trocas dos técnicos do Brasil no fim de 2023 e 2024, quando Fernando Diniz e Dorival Júnior estiveram à frente da amarelinha. A Confederação chegou a conversar com o treinador do Palmeiras, mas sem propostas definitivas.
Em entrevista pós-jogo contra o Ceará na quarta, 30, Abel falou sobre sua identificação com o Brasil: “Eu acho que já disse isso publicamente. Há um lema na bandeira do Brasil que gosto muito, Ordem e Progresso. É algo que me identifico muito aqui no Palmeiras, é isso que fazemos aqui dentro.”
O português reconheceu o valor de ser considerado para posição, mas reforçou seu compromisso com o clube paulista: “Claro que é uma honra ter seu nome associado à uma das melhores seleções do mundo. Mas tenho contrato com o clube, o meu foco é total e absoluto com meus jogadores, com o Palmeiras e não posso te dizer muito mais do que isso.”
O cenário atual com o técnico do Palmeiras é especulativo. A coluna de Lauro Jardim, do O Globo, escreveu nesta quinta, 29, que Abel seria o favorito para assumir a seleção, inclusive à frente de Jesus. A publicação ainda afirma que Leila Pereira teria dado “sinal verde” para as negociações. No entanto, o alviverde logo se pronunciou contrário às informações e que a presidente do clube “sequer foi procurada pela entidade [CBF] para conversar sobre o tema”.
O conterrâneo Jorge Jesus segue no páreo, com mais força após a saída do italiano da disputa. O jornal saudita Asharq Al-Awsat aponta que o técnico do Al-Hilal pode ser demitido após a eliminação na Liga dos Campeões saudita para o Al-Ahli na terça, 29, e uma temporada frustrante. Ainda segundo o jornal, o clube e o treinador se reuniram para conversar sobre o futuro do português no cargo. Caso o ex-Flamengo saia do time saudita, a CBF resolverá a pedra no sapato de ter um nome antes da próxima data Fifa em junho, logo antes do Mundial de Clubes.
Psol aciona Nikolas na PGR após bolsonarista sugerir sequestro de Lula
Captura de Maduro: ministro da Defesa da Venezuela afirma que EUA mataram seguranças
Maduro buscou rota de fuga no Leste Europeu; Rússia e China recalculam apoio após ação dos EUA
Trump afirma que vice de Maduro coopera, mas número dois do chavismo exige libertação do presidente
Venezuela ordena prisão de ‘todos’ os americanos envolvidos em captura de Maduro







