O que Mickey Mouse e a Fórmula 1 têm em comum?
Parceria entre Disney e a categoria mais popular do automobilismo quer atrair público jovem

Em busca de renovação e popularização, a Fórmula 1 está apelando à Disney. A categoria e a gigante americana de entretenimento anunciaram uma parceria estratégica que entrará em vigor em 2026, com o objetivo de ampliar o alcance do esporte entre o público jovem. O acordo prevê a integração do Mickey Mouse e outros personagens do universo animado por meio de experiências, conteúdos e produtos licenciados em escala mundial.
A iniciativa reforça a estratégia da F1 de se conectar com novas gerações, seguindo o sucesso de ações como a série Drive to Survive, da Netflix, e parcerias com TikTok, McDonald’s e Lego. Segundo a Liberty Media, 4 milhões de fãs do esporte na Europa e EUA têm entre 8 e 12 anos, e 40% dos seguidores no Instagram são menores de 25 anos.
“Nossa colaboração com a Disney se encaixa perfeitamente em nossa estratégia de sair do mundo do esporte e entrar em um mercado consumidor mais amplo, e em troca, estamos apresentando a Disney aos nossos 820 milhões de fãs em todo o mundo”, disse Emily Prazer, diretora comercial da Fórmula 1.
“Ao comemorarmos quase um século de Mickey Mouse e seus amigos, nossa colaboração com a Fórmula 1 oferece uma oportunidade única de unir duas propriedades de entretenimento poderosas para criar produtos que os fãs vão adorar”, disse Tasia Filippatos, presidente de produtos de consumo da Disney.
“A junção de fãs distintos beneficia ambas as partes, diversificando bases de consumidores, criando conexões emocionais e fortalecendo o valor das marcas no mercado”, aponta Thales Rangel Mafia, gerente de marketing da Multimarcas Consórcios.
A parceria consolida a sinergia entre as marcas, ambas reconhecidas por inovação e capacidade de engajar fãs mundialmente.