Relâmpago: Revista em casa por 8,98/semana

O que deu errado com o Real Madrid, segundo a imprensa internacional?

“Fantoche do PSG” e “humilhação” definiram a goleada por 4 a 0 do PSG para cima dos merengues

Por Natalia Tiemi Hanada Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 10 jul 2025, 12h41

A goleada de 4 a 0 do PSG para cima do Real Madrid não deixou dúvidas: a equipe francesa fez valer o título de campeã da Europa e tiraram de vez os seus antecessores do trono. A imprensa internacional repercutiu o resultado da semifinal que despachou os espanhóis de volta para casa sem troféus na temporada, enquanto a equipe de Luis Enrique pode levar todos os títulos que disputou.

Os periódicos espanhóis não pouparam críticas. O As definiu a equipe madrilenha como “um fantoche nas mãos do PSG”. O jornalista Sérgio López expôs estatísticas dos dois times que escancaram a diferença na semifinal: “Sete jogadores do PSG (sete!) deram mais passes que o artilheiro do Real Madrid.” O autor segue a informar que o jogador dos blancos que mais deu passes foi o volante Tchouameni, com 39 passes, enquanto o meia do time francês, Vitinha, deu 105 passes.

O Marca colocou que os “erros de Asencio e Rüdiger arruinaram a partida antes dos 10 minutos”. José María Rodríguez teceu elogios ao adversário que beira perfeição: “O posicionamento, a precisão, a movimentação, a harmonia… A superioridade avassaladora do PSG abriu caminho para a goleada.”

Do lado francês, o L’Equipe soou como se não tivesse surpresa no atropelo e foi cirúrgico na cobertura do 4 a 0: “Como o PSG se aproveitou das falhas do novo Real Madrid fora da bola.” O jornal descreveu que a equipe do recém chegado Xabi Alonso caiu por terra

Para o Le Parisien não faltou ironia e provocação aos antecessores campeões da Europa. Em referência ao apelido do elenco dos galácticos do início dos anos 2000, o portal brincou: “Paris é mágico, Paris é galático!”. O atraso do início da partida também virou motivo de chacota: “O pontapé inicial foi atrasado em 10 minutos, e é possível que os espanhóis nunca tenham chegado ao estádio.”

Continua após a publicidade

O português A Bola definiu como uma “humilhação em Nova Jérsei”, e o seu compatriota Record definiu o jogo do Real Madrid como uma “missão suicida”, pelas escolhas do técnico espanhol Xabi Alonso. O ex-jogador merengue não tinha a sua disposição o zagueiro Huijsen, que apesar de também recém-chegado no clube, já ganhou a titularidade e é essencial na construção de jogadas, o que Asencio e Rudiger são bastante defasados. A escolha por três atacantes, Mbappé, Gonzalo García e Vini Jr. também expôs o meio campo que ficou livre para o PSG ser dominante. Os periódicos também destacaram a comemoração do gol marcado pelo português Gonçalo Ramos em homenagem ao falecido colega de seleção Diogo Jota

O jornal italiano Gazzetta dello Sport afirmou que “deveria ter sido a verdadeira final da Copa do Mundo”. Fabio Licari, no entanto, escreveu que o jogo lembrou a final da Champions, em que o PSG também não deixou a Inter de Milão jogar e aplicou um 5 a 0 histórico. “Foi como a final da Liga dos Campeões: ali, uma “bola de cinco pontos” para a Inter, aqui um humilhante 4 a 0 para os espanhóis.”

O canal britânico de esportes, Sky Sports, projetou para o futuro dos blancos de Xabi Alonso após o golpe. “O desafio é deixar para trás o fim embaraçoso de sua campanha no Mundial de Clubes, enquanto se preparam para a vida após o veterano meio-campista Modric.” O croata deixa o clube após 13 anos, e 28 títulos, rumo ao Milan da Itália.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 9,90/mês*
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Ofertas exclusivas para assinatura Anual.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.