Neymar: na pré-lista de Ancelotti, jogador pode voltar aos gramados
Camisa 10 do Peixe não joga há mais de um mês após lesão na coxa

O retorno de Neymar aos gramados pode ocorrer nesta quinta, 22, contra o CRB pela Copa do Brasil, após mais de um mês sem jogar pelo Santos. O atleta treinou com os outros jogadores nesta semana e, caso entre contra o time de Maceió, será peça fundamental para garantir a vaga na próxima fase da competição, depois de um empate em 1 a 1 no jogo de ida.
O camisa 10 do time da Baixada saiu da partida contra o Atlético-MG no dia 16 de abril, quando sentiu um incômodo na coxa esquerda. Em março, um problema muscular na mesma região o tirou da semifinal do Paulistão em março.
Depois de uma chegada badalada à Vila Belmiro, Neymar sofreu com as lesões que diminuíram seu tempo de atuação, já restrito. O contrato de seis meses entre o atleta e o clube termina em 30 de junho, mas os campeonatos nacionais serão interrompidos pela data Fifa e o Mundial de Clubes. Na prática, o jogador tem mais quatro partidas oficiais pelo Santos antes do fim do acordo.
O Peixe não nada em boas marés, porque além do empate em casa na primeira perna com o CRB pela Copa do Brasil, a situação no Brasileiro é abissal. Com apenas cinco pontos em nove rodadas no campeonato por pontos, o Santos está em 19º na tabela de classificação e o retorno à Série B é uma realidade logo após ter voltado à elite.
Mesmo sem jogar, Neymar está na pré-lista do futuro técnico da seleção brasileira. Carlo Ancelotti assume a posição oficialmente no dia 26, quando também fará a convocação dos 23 nomes para as Eliminatórias para a Copa do Mundo. O atleta de 33 anos foi convocado por Dorival Júnior, ex-treinador da canarinho, em março, mas foi cortado pela lesão na coxa.
O que Neymar fez em seu “tempo livre”?
Apesar de não causar dentro de campo, Neymar não se livra das polêmicas. Em 3 de março, um dia após sentir um desconforto na coxa em jogo contra o Bragantino, o jogador e sua esposa Bruna Biancardi curtiram os desfiles da Sapucaí.
Na semifinal do Paulista contra o Corinthians, o camisa 10 não saiu do banco de reservas pelo edema na parte posterior da coxa. Ainda em março, o jogador foi cortado da convocação de Dorival Júnior, então técnico da seleção, para os compromissos das Eliminatórias para a Copa do Mundo.
A mais recente controvérsia aconteceu na última rodada do Brasileirão, em que o Santos foi novamente derrotado pelo Corinthians. Neste domingo, 18, o Peixe visitou o time Alvinegro em Itaquera e perdeu por 1 a 0 com o gol marcado por Yuri Alberto. Onde estava Neymar? Na final da Kings League, comemorando o título da sua equipe Fúria FC contra o Dendele FC.
O torneio de futebol de sete mistura comandos de videogame, como pontuação dobrada por um gol ou um poder coringa durante a partida dividida em dois tempos de 20 minutos. Neymar é presidente da equipe finalista Fúria, ao lado de seu “parça”, Cris Guedes, e estava na decisão do primeiro campeonato brasileiro realizada no Allianz Parque, às 18h30.
O apresentador Neto criticou a presença do camisa 10 no torneio de futebol alternativo, ao invés de estar na preleção do Santos. “Esse jogador vai fazer vocês serem campeões da Copa do Mundo? É esse o profissional que vocês acham que merece estar na lista? Qual é o comprometimento dele? Nenhum!” afirmou o ex-jogador do Corinthians.
Outro ex-atleta do Alvinegro também desaprovou a escolha de Neymar. “O Santos para ele é só um clube de praia, que ele só vai de vez em quando, só vai quando quer. É assim que o Neymar está tratando o Santos e está tratando a torcida santista, com falta de respeito. Sem consideração alguma. Para ele, o Santos é só um detalhe”, disse Casagrande.