NBA: Shai Gilgeous-Alexander repete feito de Jordan, Kareem Abdul-Jabbar e Shaq; saiba qual
SGA foi eleito MVP das finais depois de título inédito do Oklahoma City Thunder e cestinha da temporada

A temporada de Shai Gilgeous-Alexander foi perfeita. Eleito MVP das finais, o atleta de 26 anos chegou na série contra os Pacers com o título de jogador mais valioso da temporada regular e das finais de conferência. O Thunder fez valer o favoritismo e conquistou o título inédito para a Oklahoma. SGA, de quebra, se juntou a lendas da NBA com seus números e atuações dignas de levantar o troféu Bill Russell.
Ao anunciar o título das finais, o comissário da NBA Adam Silver disse: “Pela primeira vez em 25 anos, o mesmo jogador venceu o prêmio de MVP da temporada regular, o título de maior pontuador e agora ele é o jogador mais valioso das finais: Shai Gilgeous-Alexander.” Além do canadense, outros três jogadores na história da NBA atingiram o mesmo feito, simplesmente, Michael Jordan, Kareem Abdul-Jabbar e Shaquille O’Neal.
Ver essa foto no Instagram
Kareem foi o primeiro a atingir a marca na temporada de 1970/71 com média de 31,7 pontos por jogo na campanha do título do Milwaukee Bucks. Aos 23 anos, o atleta de 2,18m liderou a equipe de Wisconsin em um 4 a 0 nas finais contra o Baltimore Bullets.
O segundo a conquistar os prêmios de MVP, ser o cestinha e vencer o título da NBA foi o, por muitos considerado o melhor de todos os tempos, Michael Jordan. Não satisfeito em realizar a façanha uma vez, o atleta do Chicago Bulls atingiu a marca quatro vezes em 90/91, 91/92, 95/96 e 97/98, entre os seis títulos da liga que conquistou. Sua menor média de pontos nessas conquistas foi de 28,7 por jogo.
O último, antes de Shai, foi Shaq que há 25 anos também se consagrou nas finais contra o Indiana Pacers com média de 29,7 pontos na temporada.
Em uma lista um pouco maior, mas também recheada de lendas do esporte, Shai se junta a dez atletas como vencedores de ambos os prêmios de jogador mais valioso da temporada e das finais. Ao lado dos já citados, e também nessa lista, Kareem, Jordan e Shaq, o atual MVP se junta a Lebron James (duas vezes), Larry Bird (duas vezes), Tim Duncan, Hakeem Olajuwon, Magic Johnson, Moses Malone e Willis Reed.