NBA: como as equipes chegaram às finais de conferência?
Pacers, Knicks, Thunder e Timberwolves fecham o quarteto final da temporada de basquete na liga americana

As finais de conferência da NBA da temporada 24/45 estão definidas. Indiana Pacers e New York Knicks disputam o título do Leste, enquanto Minnesota Timberwolves e Oklahoma City Thunder se enfrentam no Oeste. As equipes buscam uma vaga na decisão que começa dia 5 de junho.
Entre as quatro equipes apenas o time de Nova York venceu o campeonato, mas ainda no século passado. O Thunder teve a melhor campanha na temporada regular, mas sofreu na semifinal. Knicks, Wolves e Pacers derrotaram times favoritos nos playoffs para seguir na briga pelo título.
Confira como cada equipe chegou nas finais de conferência da temporada 24/25
Oklahoma City Thunder

O melhor time da temporada regular confirmou seu favoritismo e passou com tranquilidade na primeira rodada dos playoffs. O OKC teve 68 vitórias, 16 à frente do segundo colocado, e aniquilou o Memphis Grizzlies que vinha do play-in com um 4 a 0 imponente.
O sofrimento para o torcedor do Thunder ficou guardado para a segunda rodada contra o Denver Nuggets. Em uma disputa direta entre os candidatos a MVP, Shai Gilgeous-Alexander e Nikola Jokic travaram uma batalha de sete jogos, com vitórias fora de casa para ambas as franquias.
Aaron Gordon foi decisivo nas primeiras partidas a favor do time campeão de 22/23. Jokic manteve seu alto nível, e continuou a atuar como segundo técnico da equipe que demitiu Michael Malone.
A vantagem de decidir em casa graças a liderança na temporada regular, no entanto, foi decisiva no último jogo em Oklahoma que encerrou a série com um 125 a 93. Além da boa atuação de Shai que anotou 35 pontos, Caruso anulou o jogo do sérvio de 2,11m e evitou que a equipe de Denver chegasse aos cem pontos.
O Oklahoma City Thunder busca um título inédito após quatro vice-campeonatos, o mais recente em 2011/12.
New York Knicks

Após 25 anos, o retorno do Knicks à final da Conferência Leste teve muita emoção. Na primeira rodada, o time da cidade da Grande Maçã enfrentou o Pistons após ficar em terceiro lugar na temporada regular. O time de Detroit liderado por Cade Cunningham surpreendeu ao ganhar um jogo de playoffs em 17 anos da franquia, e logo no Madison Square Garden, no segundo jogo da série. A dose se repetiu no jogo 5, mas o NYK venceu a série por 4 a 2 na casa do adversário na partida seguinte. Jalen Brunson fez valer o prêmio de clutch player (jogador decisivo) da temporada e garantiu as vitórias da equipe no momentos finais.
O adversário da segunda rodada foi o atual campeão da liga, o Celtics, segundo colocado na classificação. A surpresa dessa vez partiu do Knicks que abriram 2 a 0 na série em Massachusetts, em duas viradas após ficar 20 pontos atrás no placar. O time de Boston diminuiu a vantagem em Nova York, mas perdeu Jason Tatum, que rompeu o tendão de Aquiles no jogo 4, e viu o time de Brunson e Towns abrir 3 a 1.
Os Celtics ainda venceram o quinto jogo em casa, mas foram atropelados na última partida. Um 119 a 81 escancaram a ausência de Tatum e para delírio de estrelas do cinema, como Spike Lee e Timothée Chalamet, os Knicks avançaram às finais da Conferência Leste com um 4 a 2 na série.
A final contra os Pacers é uma reedição da última aparição do time de Nova York na decisão, na temporada 1999/2000, em que perderam para a equipe de Indiana. No ano anterior, a franquia foi vice-campeã da liga ao ser derrotada pelos Spurs de Tim Duncan. O time foi campeão duas vezes, em 1960/70 e 1972/73.
Minnesota Timberwolves

A campanha dos Wolves nos playoffs em teoria foi a mais difícil, mas Anthony Edwards e companhia não se abalaram à frente de medalhões da NBA para repetir o feito da última temporada e chegar nas finais da Conferência Oeste.
Na primeira rodada, o time de Mineápolis tinha o Lakers de Lebron James, Austin Reaves e o recém-chegado Luka Doncic, classificados em terceiro lugar na temporada regular. Ant comandou o primeiro jogo na casa do adversário que não conseguiu repetir a dinâmica do trio de estrelas e os Wolves abriram 1 a 0. O time da Califórnia esboçou uma reação na segunda partida e empatou a série, mas ficou por isso. Gobert deu o troco no ex-Mavericks pela derrota na final da Conferência na última temporada e se impôs com seus 2,16m contra um Lakers sem um central de altura e porte capaz de parar o francês. O Timberwolves derrotou o time de Los Angeles em um 4 a 1 incontestável.
O próximo desafio era o também renovado Golden State Warriors, de Curry e de Jimmy Butler, que chegou no fim da temporada. A série se encaminhava para um destino mais equilibrado, mas uma lesão do maior pontuador de bolas de três na história da NBA no jogo 1, tiraram as chances da franquia de São Francisco. Butler e Buddy Hield seguraram as pontas na primeira partida junto com uma defesa sólida que deu uma vitória de 99 a 88 aos Warriors, mas Anthony Edwards, Julius Randle e Jaden McDaniels se revezaram para terminar a série em 4 a 1.
O Minnesota Timberwolves repete a sua melhor campanha na NBA ao chegar na final da Conferência Oeste, assim como na última temporada e em 2003/04. Na primeira ocasião, o time perdeu para os Lakers, e no ano passado caiu para o Dallas Mavericks de Doncic.
Indiana Pacers

No Leste, outro finalista da última temporada também chegou à decisão. Os Pacers aumentaram a freguesia dos Bucks na primeira rodada e eliminaram o líder da Conferência na segunda para repetir a campanha de 2023/24.
O encontro entre o time de Indiana e de Milwaukee foi uma reedição da primeira rodada do ano passado, e o resultado também repetiu a dose a favor do time de Indiana. Mesmo fora de casa, Haliburton não se abalou pelo “título” de jogador mais superestimado em votação anônima entre os atletas da NBA promovida pelo The New York Times. Tyrese foi decisivo na série, que terminou com um princípio de confusão entre o pai da estrela do Indy e Giannis Antetokounmpo, e um 4 a 1 para os Pacers.
A segunda rodada colocou o líder da Conferência Leste no caminho da franquia de Indianápolis, mas o desafio foi menor do que o resultado da temporada regular indicava. O Cavaliers teve a melhor campanha do Leste com 64 vitórias, 14 a mais que o Pacers, mas na semifinal dos playoffs a equipe de Cleveland não conseguiu ser superior. Pelo contrário, Haliburton repetiu seu fator decisivo com Aaron Nesmith e Andrew Nembhard para anular as boas, porém insuficientes, atuações de Donovan Mitchell.
Com direito a mais de uma semana de descanso após baterem os Cavs em 4 a 1 na série, o Indiana Pacers reencontra o Knicks na final de Conferência na tentativa de superar o vice-campeonato de 1994/95 e 2008/09.