Na TV aberta, finais do Brasileirão Feminino registram maior audiência e interesse comercial
Decisão entre Corinthians e Cruzeiro neste domingo, 14, tem acordos com mais de 15 empresas

As finais do Brasileirão Feminino 2025 prometem ser históricas dentro e fora de campo: Cruzeiro e Corinthians estão decidindo o título, que terá seu capítulo final no dia 14 de setembro, às 10h30, na Neo Química Arena. O jogo de ida foi no último domingo (7), na Arena Independência, em BH, e terminou em 2 a 2 – partida que estabeleceu o recorde de público da modalidade no país em 2025, com 19.165 mil pessoas presentes. Os dois duelos da decisão contam com transmissão da TV Globo, do SporTV e da TV Brasil.
A ampla exibição reflete não apenas o crescimento esportivo da modalidade, mas também sua consolidação como plataforma de negócios. Até agosto, a única empresa confirmada para o torneio era a Amazon. Com a entrada da Heatmap – agência de marketing esportivo – nas negociações, esse cenário mudou rapidamente, e hoje já são mais de 15 marcas confirmadas nos jogos decisivos da competição. Entre as companhias que firmaram contrato estão: Banco Sicoob, Itambé, Plié, Perdigão, Sadia, Start Bet, Ciclic, Arizona, Dover Roll, Alfapet, Aposta Ganha, Zaeli, Esportes da Sorte, Wega Motors, Luck.bet, Embalixo e Perfil Líder.
Um estudo da Nielsen Sports – empresa de análise global de esportes -, em parceria com a PepsiCo, aponta que o futebol feminino deve se consolidar entre os cinco esportes mais consumidos do mundo até 2030, o que representa um crescimento de 38%, atingindo mais de 800 milhões de pessoas. A audiência global dos principais torneios deve aumentar 30% no mesmo período, enquanto a receita dos patrocínios já mostram avanços significativos, como a triplicação de acordos na Copa do Mundo Feminina de 2023 em relação a de 2019, tendo um crescimento expressivo na base de fãs em países como China, Brasil e Índia.
O interesse comercial já acompanha o crescimento da audiência. Em maio de 2025, o amistoso entre Brasil e Japão, transmitido em horário nobre pela TV Globo, alcançou 30 milhões de telespectadores, somando Globo e SporTV, sendo a maior audiência já registrada para a Seleção Feminina. Na atual edição do Brasileirão, a Rede Nacional de Comunicação Pública, responsável pela TV Brasil, ampliou em 42,8% o alcance da primeira fase em comparação a 2024, passando de 2,1 milhões para 3 milhões de espectadores. A média de domicílios por partida chegou a 140 mil, alta de quase 20% em relação ao ano anterior.
A TV Globo registrou a maior audiência do Brasileirão Feminino em 2025 no jogo de ida entre Cruzeiro e Corinthians, pela final do torneio. A partida marcou 11 pontos e teve 27% de participação sobre o número de TVs ligadas (share) tanto em São Paulo quanto no Rio de Janeiro. Cada ponto de audiência representa 77.488 lares e 199.313 pessoas na Grande São Paulo, e na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, um ponto equivale a 48.836 residências e 120.893 telespectadores, segundo dados da Kantar Ibope Media. O último recorde registrado foi em 2024, quando o torneio registrou 10 pontos de audiência.
“O futebol feminino vive um grande momento, é um produto com visibilidade fantástica em suas várias formas de conexão com o público, é uma realidade de mercado e que ainda vai crescer muito até a Copa do Mundo de 2027 que acontecerá no Brasil. Iniciamos agora a venda dos Campeonatos Femininos do ano de 2026, que são a Copa do Brasil, a Supercopa, Brasileiro e a própria Seleção Brasileira Feminina. Tem placas, ativações e até naming rights, além da oportunidade de customizar uma cota exclusiva para qualquer segmento. Estamos vivendo um momento estratégico e as marcas que chegarem antes com certeza vão aproveitar as fases ainda melhores que virão”, afirma Renê Salviano, CEO da Heatmap.
Parceira da FSports, detentora dos direitos comerciais do futebol feminino da CBF, a Heatmap é a responsável exclusiva pela venda de todas as cotas da modalidade, incluindo Brasileirão, Supercopa, Copa do Brasil e jogos da Seleção Brasileira. Além das empresas já citadas, a agência ainda segue em negociação com outras marcas para a finalíssima do próximo domingo.