Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

As íntimas relações de Silvio Berlusconi com o futebol

O ruidoso ex-primeiro ministro italiano levou o Milan, entre 1986 estava com 86 anos e lutava contra uma leucemia

Por Da Redação Atualizado em 13 jun 2023, 14h27 - Publicado em 12 jun 2023, 14h30

Aos 86 anos, Silvio Berlusconi morreu nesta segunda-feira (12). O controverso político italiano, empresário de comunicação e ex-proprietário do Milan estava internado no hospital San Raffaele, em Milão, onde tratava de uma leucemia e problemas pulmonares.

Um dos homens mais ricos da Itália e quatro vezes primeiro-ministro do país (1994-95, 2001-05, 2005-06 e 2008-11), Berlusconi ganhou fama com o futebol ao “ressuscitar” o Milan em meados da década de 80. Ele adquiriu o clube em 1986. De passado glorioso, os Rossoneri vinham de jejum de títulos e pior, de dois rebaixamentos no campeonato Nacional. Com injeção de capital, contratação de craques e formação de outros grandes nomes, o Milan voltou às alturas.

Nos 31 anos em que esteve com as mãos na equipe, foram 29 títulos conquistados, entre eles, cinco Champions League (o Milan tem sete e só perde para o Real Madrid, que tem 14), nove campeonatos Italianos e quatro Mundiais de Clubes. Além das glórias, a equipe rubro-negra montou esquadrões lendários, com craques do calibre de Baresi, Maldini, Van Barsten, Gullit, Costacurta, Seedorf, Kaká, Sevchenko, Rui Costa, Pirlo, entre outros.

O clube italiano, vendido, em 2017, para investidores chineses, soltou nota, lamentando a morte de Berlusconi: “O Milan, profundamente consternado, chora o falecimento do inesquecível Silvio Berlusconi e abraça calorosamente a sua família, e amigos mais próximos.”

Continua após a publicidade

O Monza, clube da terceira divisão que Berlusconi comprou em 2018,  e que nesta temporada disputou a série A depois 110 anos, também soltou comunicado sobre a perda do proprietário. “Um vazio que nunca poderá ser preenchido. Para sempre conosco, obrigado por tudo Presidente.”

Além dos times ligados ao empresário, uma série de outras equipes também, via redes sociais, se manifestaram. Entre eles, a arquirrival Internazionale.

Continua após a publicidade

O jogador Alexandre Pato, agora no São Paulo, também fez comentários, lamentando a morte. Pato, que foi uma das apostas de Berlusconi no Milan, chegou a namorar com Barbara, filha do político e empresário.

Berlusconi, é claro, nunca foi unanimidade – ao contrário. Mas no mundo do futebol foi sempre respeitado, dada a força do dinheiro que movia montanhas.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

2 meses por 8,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.