Modric é novo co-proprietário de clube; confira outros sócios famosos de times
Croata do Real Madrid se junta a Ryan Reynolds, Ed Sheeran e Michael B. Jordan na lista de sócios de clubes britânicos

Nesta terça, 15, o Swansea City AFC anunciou Luka Modric como o mais novo membro do grupo proprietário do clube galês que disputa a segunda divisão inglesa. Aos 39 anos, o croata segue em atividade no futebol, atuando pelo Real Madrid, e não pretende “pendurar as chuteiras” no final da temporada e tem planos de disputar o próximo mundial pela Croácia em 2026.
Ver essa foto no Instagram
O atual camisa número 10 dos merengues já levou o prêmio de Melhor do Mundo em 2018 pela Fifa e pelo Ballon d’Or da revista France Football. O meio-campista liderou a seleção croata nas duas últimas Copas do Mundo, para um vice-campeonato na Rússia e um terceiro lugar no Catar. Nesta última, esteve nas quartas de final em que sua equipe eliminou o Brasil nos pênaltis.
Renê Salviano, CEO da Heatmap e especialista em marketing esportivo, afirma que grandes nomes e celebridades já funcionam como verdadeiras instituições com acesso a profissionais técnicos. “Eu vejo com bons olhos, e acredito que esse fator possa potencializar ainda mais as operações, visto que estamos falando de segmentos com milhões de fãs e seguidores, e a superexposição é quase que orgânica.”
Confira outros famosos sócios de clubes de futebol:
Ryan Reynolds
O ator conhecido por Deadpool também é dono do Wrexham, outro clube do País de Gales, na League One, a terceira divisão do futebol inglês. Mais recentemente, o astro adquiriu o La Equidad, atualmente na Primeira Divisão do Campeonato Colombiano em parceria com os colegas de profissão Rob McElhenney e Eva Longoria. O marido de Blake Lively também tem participação na empresa Aviation American Gin, fabricante de bebidas alcoólicas.
Ver essa foto no Instagram
Ed Sheeran
No universo da música, o cantor e compositor britânico Ed Sheeran adquiriu 1,4% das ações do seu time do coração Ipswich Town, atual 18º na Premier League, que voltou a disputar a primeira divisão depois de 22 anos. O anúncio foi feito em agosto de 2024, mas o artista já patrocinava as equipes masculina e feminina desde 2021.
Ver essa foto no Instagram
Michael B. Jordan
O protagonista do novo filme de Ryan Coogler também está na lista: Michael B. Jordan se tornou sócio minoritário do Bournemouth em 2022. O time da Premier League inclusive fez uma edição especial do seu uniforme com o ator.
Ver essa foto no Instagram
Lebron James
Um esporte diferente não é uma barreira para os investimentos. Lebron James é acionista do Liverpool desde 2011, quando ainda atuava no Miami Heat. O jogador de basquete é um fã declarado da equipe inglesa e também colaborou em uma linha de uniformes.
Ver essa foto no Instagram
Reese Witherspoon
Outra estrela de Hollywood que entrou no mundo das ações no futebol foi Reese Witherspoon. Junto com o marido, Jim Toth, e o jogador da NFL Derrick Henry, a atriz de Legalmente Loira se tornou proprietária minoritária do Nashville Soccer Club em 2022. A equipe compete na Major League Soccer (MLS), que vem chamando mais atenção com a chegada de grandes nomes como Messi e Suárez do Inter de Miami.
Ver essa foto no Instagram
Natalie Portman
Companheira de profissão de Witherspoon, Natalie Portman foi além e fundou um clube de futebol. O Angel City atua na NWSL (Liga Nacional de Futebol Feminino) dos Estados Unidos e ainda tem Eva Longoria, Jessica Chastain, Jennifer Garner, Uzo Aduba e America Ferrera como investidoras. O clube direciona 1% da venda dos ingressos para as suas jogadoras, enquanto as atletas ajudam a divulgar o time nas redes sociais.
Ver essa foto no Instagram
Ronaldo Fenômeno
No Brasil, o caso mais emblemático é o de Ronaldo Fenômeno, que é sócio majoritário do Real Valladolid, da Espanha, desde 2018, quando comprou 51% das ações do clube. Dentro de campo, porém, a equipe é a lanterna da La Liga e o brasileiro recebeu críticas dos torcedores espanhóis que pedem que o acionista “Vá para casa”.
