Ministro do TCU visita Parque Olímpico: ‘Aspecto de abandono’
Augusto Nardes demonstrou preocupação com a manutenção do local e cobrou um plano de legado para as instalações olímpicas
Por da redação
3 fev 2017, 18h33
Vista aérea do Parque Olímpico, cuja construção custou 1,2 bilhão de reais (Yasuyoshi Chiba/AFP)
Continua após publicidade
O ministro Augusto Nardes, do Tribunal de Contas da União (TCU), criticou nesta sexta-feira a situação do Parque Olímpico da Barra. Ele visitou as instalações do “coração” dos Jogos do Rio-2016 e demonstrou preocupação com a situação do local, que não recebe eventos desde o fim dos Jogos Paralímpicos, em setembro.
Segundo Augusto Nardes, o maior problema está na falta de ocupação do espaço. “O parque está com problemas de manutenção, um problema sério de limpeza, que está deixando o local com aspecto de abandono”, afirmou o ministro.
Augusto Nardes visitou o local na última quinta-feira e depois se encontrou com o prefeito do Rio, Marcelo Crivella (PRB). “Eu conversei com ele e pedi para dar uma maior atenção ao turismo da região. A ocupação dos hotéis por lá está em 2%. Dessa forma, o parque olímpico também fica sem movimento.”
A intenção de Nardes é realizar um evento em Brasília com representantes dos ministérios do Esporte e das Cidades, além da Prefeitura do Rio, para debater o tema mais a fundo. “A questão é que ainda não nos foi apresentado um plano de legado para a região, algo que estamos cobrando desde 2013. O TCU quer mostrar que está de olho nisso”, declarou.
Depois de visitar o Parque Olímpico, Augusto Nardes deverá viajar novamente ao Rio nas próximas semanas para acompanhar a situação do Complexo Esportivo de Deodoro, na zona norte da capital fluminense. Um evento de vôlei de praia será realizado no Parque Olímpico neste domingo.
Continua após a publicidade
1/19 Movimentação do público no Parque Olímpicos durante a realização dos Jogos Paralímpicos Rio 2016, na zona oeste da capital fluminense (Daniel Ramalho/VEJA.com)
2/19 Movimentação de público no Parque Olímpico, no Rio de Janeiro (RJ) durante os jogos Paralímpicos Rio 2016 (Daniel Ramalho/VEJA.com)
3/19 Movimentação de público no Parque Olímpico, no Rio de Janeiro (RJ) durante os jogos Paralímpicos Rio 2016 (Daniel Ramalho/VEJA.com)
4/19 Movimentação do público no Parque Olímpicos durante a realização dos Jogos Paralímpicos Rio 2016, na zona oeste da capital fluminense (Daniel Ramalho/VEJA.com)
5/19 Criança brinca com o boneco Tom, mascote das Paralimpíadas do Rio 2016, no Parque Olímpico, no Rio de Janeiro (RJ) (Daniel Ramalho/VEJA.com)
6/19 Movimentação de público no Parque Olímpico, no Rio de Janeiro (RJ) durante os jogos Paralímpicos Rio 2016 (Daniel Ramalho/VEJA.com)
7/19 Movimentação de público no Parque Olímpico, no Rio de Janeiro (RJ) durante os jogos Paralímpicos Rio 2016 (Daniel Ramalho/VEJA.com)
8/19 Movimentação do público no Parque Olímpicos durante a realização dos Jogos Paralímpicos Rio 2016, na zona oeste da capital fluminense (Daniel Ramalho/VEJA.com)
9/19 Movimentação do público no Parque Olímpicos durante a realização dos Jogos Paralímpicos Rio 2016, na zona oeste da capital fluminense (Daniel Ramalho/VEJA.com)
10/19 Movimentação do público no Parque Olímpicos durante a realização dos Jogos Paralímpicos Rio 2016, na zona oeste da capital fluminense (Daniel Ramalho/VEJA.com)
11/19 Movimentação de público no Parque Olímpico, no Rio de Janeiro (RJ) durante os jogos Paralímpicos Rio 2016 (Daniel Ramalho/VEJA.com)
12/19 Movimentação de público no Parque Olímpico, no Rio de Janeiro (RJ) durante os jogos Paralímpicos Rio 2016 (Daniel Ramalho)
13/19 Movimentação do público no Parque Olímpicos durante a realização dos Jogos Paralímpicos Rio 2016, na zona oeste da capital fluminense (Daniel Ramalho/VEJA.com)
14/19 Movimentação de público no Parque Olímpico, no Rio de Janeiro (RJ) durante os jogos Paralímpicos Rio 2016 (Daniel Ramalho/VEJA.com)
15/19 Movimentação do público no Parque Olímpicos durante a realização dos Jogos Paralímpicos Rio 2016, na zona oeste da capital fluminense (Daniel Ramalho/VEJA.com)
16/19 Família tira foto no Parque Olímpico, no Rio de Janeiro (RJ) durante os jogos Paralímpicos Rio 2016 (Daniel Ramalho/VEJA.com)
17/19 Movimentação do público no Parque Olímpicos durante a realização dos Jogos Paralímpicos Rio 2016, na zona oeste da capital fluminense (Daniel Ramalho/VEJA.com)
18/19 Movimentação do público no Parque Olímpicos durante a realização dos Jogos Paralímpicos Rio 2016, na zona oeste da capital fluminense (Daniel Ramalho/VEJA.com)
19/19 Movimentação de público no Parque Olímpico, no Rio de Janeiro (RJ) durante os jogos Paralímpicos Rio 2016 (Daniel Ramalho/VEJA.com)
*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.
PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis CLIQUE AQUI.