Masters de Xangai: Musetti reclama de novo de torcedores tossindo em jogo na China
Há duas semanas, tenista italiano foi criticado e vaiado por comentários sobre os chineses

Durante as quartas de final do Masters 1000 de Xangai, o tenista Lorenzo Musetti reclamou com o juiz de torcedores tossindo entre seus saques. O pedido chama atenção, pois o italiano também se queixou em outro torneio na China, e foi alvo de críticas pelo tom xenofóbico. Nesta quinta, 9, o italiano saiu derrotado pelo canadense Felix Auger-Aliassime em sets diretos por 6/4 e 6/2.
“Eu sei que cometi um erro e falei algo errado, mas, por favor, diga algo para eles”, afirmou o número 9 do ranking da ATP no jogo do Masters 1000. Além das tosses, alguns torcedores abriram garrafas de champanhe entre os saques do italiano, momento do tênis que se exige silêncio para a concentração dos jogadores.
Someone opened a MOET bottle between Musetti’s first and second serves 🤔 pic.twitter.com/VBQlg8Jlhq
— José Morgado (@josemorgado) October 8, 2025
No dia 26 de setembro, na sua estreia no ATP 500 de Pequim, Musetti havia reclamado que “os chineses não param de tossir”. Apesar de ter reclamado em italiano e direcionado ao seu box, o tenista foi criticado nas redes sociais depois da fala traduzida repercutir entre os torcedores locais, com um tom de xenofobia.
“They’re always coughing those damn Chinese..
they keep coughing, fuck..
they cough every three minutes!
..
*cough cough*”*full translation of what Lorenzo Musetti said
pic.twitter.com/u8uyPS2TF7— ⁶³ Nene ⁷² || 🦊 (@bubblegum_win) September 26, 2025
No dia seguinte, o atleta postou um pedido de desculpas em suas redes sociais: “Gostaria de pedir sinceras desculpas pelo que disse ontem, frustrado, durante a minha partida. Minhas palavras foram dirigidas apenas a alguns indivíduos na plateia que estavam tossindo repetidamente e atrapalhando o jogo. Elas nunca foram, de forma alguma, dirigidas ao povo chinês.”
Em seu próximo jogo no torneio, venceu o francês Adrian Mannarino e escreveu em inglês “Desculpa” na câmera depois da vitória. Recebeu vaias , e foi escoltado por seguranças enquanto dava autógrafos.
Musetti got booed as he entered the court earlier. pic.twitter.com/vGhdb3Zbm1
— José Morgado (@josemorgado) September 28, 2025
Some boos could be heard when Musetti stepped onto the court. There were some coughs during the match and boos mixed with cheers after it ended. Musetti signed “Sorry” to the camera and apologized again.
He signed for the fans before leaving, surrounded by about five guards. pic.twitter.com/5aiQYcS5zx
— Bendou Zhang🎾 (@BendouZhang) September 28, 2025
A atmosfera de insatisfação do público chinês persistiu, e na terceira rodada, quando Musetti desistiu da partida contra Learner Tien, foi intensamente vaiado pelos torcedores chineses.