Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Martine Grael e Isabel Swam terminam Mundial no oitavo lugar

As brasileiras Martine Grael e Isabel Swam chegaram na sexta posição da Medal Race do Mundial de Vela, neste domingo. Desta forma, a dupla encerra o torneio disputado na localidade australiana de Perth no oitavo lugar da classificação geral e traz na bagagem a vaga olímpica do Brasil na classe 470 das Olimpíadas de Londres-2012.

Martine e Isabel estrearam no Mundial com a quinta colocação. Nas regatas seguintes, não conseguiram boas largadas, mas a recuperação veio com um quarto dia de provas expressivo. A dupla foi campeã da primeira regata e ficou em segundo na outra, saltado da 13posição para a oitava. Desde então, a parceria passou a administrar o resultado.

‘O campeonato e temporada na Austrália foi muito bacana. Treinamos bastante aqui antes de começarmos a competir e agora estamos morrendo de saudades de casa. O oitavo lugar é um excelente resultado e nos dá força para continuar evoluindo, o que é o mais importante’, disse Martine Grael.

A dupla brasileira terminou a competição com 98 pontos. As espanholas Tara Pacheco e Berta Betanzos, com 63 pontos, foram as campeãs mundias, seguidas pela dupla britânica formada por Hanna Mills e Saskia Clark (68) e pelas neozelandesas Jo Aleh e Olivia Powrie (73).

O Mundial de Vela foi a última competição da dupla brasileira em 2011, ano em que disputaram as principais competições internacionais com alguns bons resultados. Na classe 470, foram medalha de bronze na Delta Loyd Regatta. Já na classe HPE25, ganharam os Jogos Mundiais Militares ao lado de Juliana Motta, Renata Decnop e Fernanda Decnop.

Atualmente, Martine Grael e Isabel Swan são as melhores brasileiras no ranking da Federação Internacional de Vela, ocupando a 11posição. O próximo desafio da dupla será a Semana Brasileira de Vela, de 2 a 12 de fevereiro, em Búzios-RJ. A competição define os representantes do Brasil nas Olimpíadas de Londres.