Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Joel irá se reunir com diretoria do Flamengo para definir mudanças

A diretoria do Flamengo convocou o técnico Joel Santana para uma reunião na manhã desta quinta-feira, no Ninho do Urubu, para que juntos possam traçar o planejamento até o início do Campeonato Brasileiro e também a situação do elenco, já que deverá acontecer uma reformulação no grupo rubro-negro. Sem a presença da presidente Patrícia Amorim, o encontro terá, além do treinador, o vice-presidente de futebol, Paulo César Coutinho, e o vice de relações externas, Walter Oaquim.

No encontro, Joel Santana vai entregar aos dirigentes uma lista com os nomes dos jogadores que não fazem mais parte dos seus planos para a temporada. Nela constam o volante Aírton, que será devolvido ao Benfica, de Portugal, e o atacante Itamar, pedido do então comandante Vanderlei Luxemburgo. Além deles, o comandante vai apontar o nome de atletas que foram revelados nas categorias de base do clube e que serão emprestados para ganhar experiência. Casos do lateral direito Galhardo, que perdeu posição com a contratação de Wellington junto ao Resende, e dos meias Camacho e Thomás.

Além disso, Joel Santana será informado pelos dirigentes de que o volante Willians será negociado para se fazer caixa e amenizar um pouco do prejuízo por conta das precoces eliminações no Campeonato Carioca e na Copa Libertadores. Após a derrota para o Vasco por 3 a 2 no fim de semana, o Rubro-negro só voltará a jogar uma partida oficial no dia 20 de maio, quando estreia no Campeonato Brasileiro, medindo forças com o Sport na Ilha do Retiro, em Recife (PE).

Willians recebeu uma proposta da Udinese, da Itália, de cerca de R$ 7,5 milhões. O empresário do atleta, Sérgio Dias, vem negociando com os italianos, enquanto Paulo César Coutinho recebeu sondagens de uma equipe da Arábia Saudita pelo jogador. O Rubro-negro possui 35% dos direitos federativos do volante, e o Santo André, clube que o revelou, tem 55%. Os outros 10% pertencem a Sérgio Dias. O jogador vem perdendo espaço junto à comissão técnica e também não conta mais com o carinho dos torcedores.

‘Estamos analisando a situação do Willians, mas vamos sempre respeitar o desejo do jogador’, explicou Paulo César Coutinho, sem querer antecipar nenhuma decisão sobre o tema.

Quem também pode ser negociado é o atacante Diego Maurício, que nunca conseguiu se firmar entre os titulares e também despertou o interesse dos asiáticos. Uma proposta poderá chegar nos próximos dias.

Outro assunto que será abordado com Joel Santana envolve a contratação de reforços. O clube sabe que tem carência em algumas posições e buscará opções no mercado. A chegada de um zagueiro é considerada a prioridade, assim como um atacante que não tenha características de centroavante.

Joel Santana vai passar aos dirigentes onde pretende treinar a equipe para a estreia no Campeonato Brasileiro. É possível que seja realizado uma período de treinos fora do Rio de Janeiro. A diretoria tentará junto à CBF a liberação da Granja Comary, em Teresópolis (RJ). Porém, se não der certo a tentativa e nenhum outro local for confirmado, o Ninho do Urubu será o local onde o elenco vai trabalhar.

Falando em Ninho do Urubu, foi neste local que o elenco treinou na manhã desta quarta-feira. Comandados pelo preparador Ronaldo Torres, os jogadores do Flamengo realizaram um treinamento físico. A atividade foi realizada no campo 1. Enquanto os atletas se exercitavam, os jogadores que não atuaram nas últimas partidas realizaram um trabalho com bola em espaço reduzido. Nesta quinta-feira os jogadores voltam a treinar pela manhã.

A diretoria vem tentando acertar a realização de amistosos para poder dar ritmo de jogo ao time e arrecadar algum dinheiro que ajudaria a bancar a folha salarial. Existem sondagens para partidas na China e dos Estados Unidos. Além disso, os dirigentes contam com a perspectiva de jogos serem disputados no Nordeste, principalmente na Paraíba, no Maranhão e no Piauí.