João Fonseca vence no Madrid Open e avança para a segunda rodada
Brasileiro venceu o dinamarquês Elmer Moller e enfrenta o americano Tommy Paul na próxima fase

João Fonseca está de volta ao circuito após uma breve folga e com vitória no Open de Madri. Nesta quinta, 24, o brasileiro venceu o dinamarquês Elmer Moller na quadra Manolo Santana no complexo Caja Mágica na capital espanhola. Com tranquilidade, o carioca número 65 do ranking bateu o europeu estreante na competição que veio da fase qualificatória em 2 sets a 0, com parciais de 6/2 e 6/3. O seu próximo adversário é Tommy Paul, cabeça de chave número 11 no Masters 1000.
O melhor brasileiro no ranking de ATP retornou às quadras depois de tirar alguns dias de férias na sequência de sua eliminação do Miami Open no fim de março quando caiu na terceira rodada. O descanso não tirou ritmo da boa fase de João Fonseca que exibiu um jogo bastante consistente em Madri. Fonseca disputou o torneio pela segunda vez, depois de ser convidado em 2024, e pela primeira vez pelo seu ranking.
No primeiro set, o jovem de 18 anos demorou alguns lances para entender a velocidade da quadra que apesar de ser um complexo de saibro, o piso mais devagar do circuito, a bola corre mais rápido do que em outras do mesmo tipo. Ambos os tenistas cometeram 17 erros não forçados no primeiro set, com bolas saindo no fundo de quadra. Quando João acertou esse quesito, conseguiu encaminhar a vitória com tranquilidade, sem sofrer quebras na primeira parcial por 6/2.
Elmer Moller, número 114 no ranking, desafiou mais o brasileiro no segundo set, porém sem impor grandes obstáculos. As potentes devoluções de esquerda no backhand do dinamarquês encaixaram, mas não foram suficientes para deter o bom saque e forehand do carioca. A torcida brasileira na quadra Manolo Santana assistiu João Fonseca bater Moller por 6/3, e em 1h13 avançar para a segunda rodada.
Tommy Paul, o próximo oponente do brasileiro, vem de um bye (passagem direta para a segunda rodada) e como cabeça de chave número 11 do Masters 1000. O americano é semifinalista de Grand Slam e já foi top 9 mundial.