João Fonseca define temporada e fala sobre expectativas para 2026: ‘muita gana’
Tenista carioca olha para próximo ano com ambição, mas também com uma boa dose de realismo
Depois de assombrar o mundo do tênis com sua direita poderosa e fechar 2025 como número 24 do ranking, o tenista João Fonseca retomou os treinos nesta segunda-feira, 24, na academia Yes Tennis, no Rio de Janeiro. O carioca de 19 anos já definiu os primeiros passos da próxima temporada, em um calendário que combina a tradicional gira australiana de início de temporada, compromissos sul-americanos — nos quais defenderá o título do ATP250 de Buenos Aires e jogará diante da torcida brasileira no Rio Open — e os Masters 1000 de Indian Wells e Miami. Fonseca olha para 2026 com ambição, mas uma boa dose de realismo. “Agora vem a parte mais difícil: defender os pontos que eu já conquistei. Isso é mais desafiador, tem mais pressão”, afirmou em entrevista coletiva.
+ O que o CEO da Federação Internacional de tenis disse sobre o futuro de João Fonseca?
“Vou com a mesma gana, querendo cada vez mais. Essa pré-temporada é fundamental para começar o ano bem. Estou muito focado, com boas expectativas e com a cabeça ótima depois de boas férias”, disse o tenista. O carioca também ressaltou o quanto o esporte moldou sua formação fora das quadras. “O tênis é muito mental. Ele te ensina responsabilidade, dedicação, disciplina. Vai muito além da minha carreira”.
O brasileiro iniciará o ano jogando dois ATPs 250 na Austrália: Brisbane, a partir de 5 de janeiro, e Adelaide, que começa no dia 12. Na sequência, disputará o Australian Open, a partir de 18 de janeiro. Foi justamente em Melbourne, no início de 2025, que viveu um dos momentos mais marcantes da carreira ao eliminar o então Top 10 Andrey Rublev, da Rússia, na primeira rodada.
“O boom do ano foi ganhar do Rublev”, lembrou o tenista.
Após o primeiro Grand Slam da temporada, João se juntará à equipe brasileira da Copa Davis, que enfrentará o Canadá, fora de casa, nos dias 6 a 8 de fevereiro. O local e o tipo de quadra ainda serão definidos pelos anfitriões.
Antes de iniciar a temporada oficial, Fonseca disputará em 8 de dezembro uma partida de exibição em Miami contra o espanhol Carlos Alcaraz, atual número 1 do mundo. “Vai ser superdivertido. É uma oportunidade maravilhosa de compartilhar a quadra com o Alcaraz e também com a (Amanda) Anisimova e a (Jessica) Pegula”, disse. Atual campeão, Fonseca também avalia disputar o Next Gen Finals, entre 17 e 21 de dezembro, em Jedá, na Arábia Saudita, mas decidirá sua participação no torneio para tenistas de até 20 anos nos próximos dias.
Retrospectiva
Em 2025, seu primeiro ano completo na elite do tênis mundial, Fonseca levantou dois títulos da ATP: Buenos Aires e Basileia. Ele também foi campeão dos Challengers de Camberra e Phoenix. Com esses resultados, ele encerrou sua primeira temporada com desempenho superior ao de Roger Federer, Rafael Nadal, Jannik Sinner e Alcaraz em seus anos de estreia no circuito profissional. Apenas Novak Djokovic teve retrospecto melhor, terminando seu ano de novato em 16º lugar do ranking mundial, em 2006. Segundo Fonseca, “tudo aconteceu muito rápido”.
A temporada de 2025 acabou uma semana antes do previsto por causa de uma lombalgia sofrida no Masters 1000 de Paris, que o tirou do ATP 250 de Atenas. No treino desta segunda que marcou sua volta às quadras, Fonseca não deu sinais de qualquer incômodo e praticou golpes de fundo de quadra, saques e seu jogo de rede por mais de uma hora.
Para o treinador, Guilherme Teixeira, 2025 marcou a consolidação de um ciclo de construção. “Foi um ano excepcional, com diversos acontecimentos que nos ajudaram a consolidar o projeto”, afirmou.
Reação do governo Trump à prisão de Bolsonaro acende alerta no mercado
O que diz a primeira pesquisa presidencial após a prisão de Bolsonaro
Por que o Exército não quer Bolsonaro preso no quartel
O que Bolsonaro disse a Michelle na superintendência da PF
Atlético-MG x Flamengo no Brasileirão: onde assistir, horário e escalações







