João Fonseca cai na primeira rodada do Masters 1000 de Roma
O brasileiro demorou a entrar no jogo enquanto o adversário húngaro foi muito consistente no saque

João Fonseca foi eliminado na primeira rodada do Aberto de Roma, nesta quinta, 8, pelo tenista húngaro Fabian Marozsan, atual 61º colocado no ranking da ATP e número 1 em seu país. Com parciais de 6/3 e 77/64, o adversário do brasileiro foi superior no primeiro set e, mesmo com uma reação do carioca no segundo, venceu a partida e avançou para a segunda rodada do Masters 1000, em que vai enfrentar Andrey Rublev.
O número 1 do Brasil repetiu o roteiro do Challenger de Estoril, em que também caiu na estreia. João Fonseca disputou a competição depois de ser eliminado na segunda rodada no Aberto de Madri por Tommy Paul. Apesar do novo revés, a temporada continua sendo a mais vitoriosa do jovem de 18 anos que venceu seu primeiro torneio de ATP em Buenos Aires em fevereiro, e dois Challengers.
Primeiro set
A primeira parcial foi instável para João Fonseca e beirou a perfeição para Marozsan. O húngaro sacou bem e dificultou a recepção do brasileiro que também cometeu muitos erros não forçados, 13 contra quatro do adversário.
O carioca sofreu a quebra no começo do set, deixando o oponente com 3 a 1 em games. A partir da vantagem, Marozsan se manteve consistente e concentrado e fechou o primeiro set em 6/3 em 28min.
Segundo set
A segunda parcial se encaminhava para o mesmo roteiro do primeiro set. Marozsan chegou a abrir 3 a 1 novamente, mas o brasileiro reagiu e empatou o set, conseguindo quebrar o saque eficiente do adversário. A torcida acalorada, que gritava o nome de João ao longo da partida, assistiu uma reação do representante nacional melhor colocado no ranking que equilibrou o jogo.
A disputa foi para o tie-break, porém uma dupla falta do brasileiro e, novamente, o bom saque do húngaro tiraram João Fonseca da competição.
O próximo compromisso na agenda de João Fonseca é o Grand Slam de Paris, o Roland Garros. O carioca já está confirmado na competição na chave principal que começa em 25 de maio até o dia 8 de junho.
Brasileiros em Roma
Além de Fonseca, Beatriz Haddad Maia compete no simples feminino e nas duplas femininas com Laura Siegemund. A paulista entrou na segunda rodada diretamente por bye pelo seu ranking, atual 22ª na lista da WTA, e joga contra a tcheca Marie Bouzkova nesta quinta, às 11h50.
Thiago Wild acompanha João na chave de simples masculino depois de quebrar a barreira das qualificatórias. Atual 120º no ranking da ATP, Wild estreou na chave principal contra o português Nuno Borges no mesmo horário do carioca.
Nas duplas, a medalhista olímpica Luisa Stefani joga ao lado da húngara Tímea Babos com estreia marcada para sexta, 9, contra Veronika Kudermetova e Elise Mertens. Os campeões do Rio Open, Marcelo Melo e Rafael Matos também estão na competição, mas os seus adversários não foram confirmados.