GP de São Paulo: Verstappen larga do pit lane em Interlagos após mudanças no carro
Tetracampeão foi desclassificado no Q1 no sábado, 8, e reclamou da falta de aderência do carro
O tetracampeão Max Verstappen larga do pit lane no GP de São Paulo após a Red Bull fazer mudanças no carro do piloto. O piloto foi eliminado ainda no Q1 na classificação, e a equipe optou por fazer ajustes na RB16. A corrida acontece neste domingo, 9, às 14h (horário de Brasília).
A Red Bull confirmou a troca do motor e mudou as configurações, antes preparadas para chuva intensa, da RB21 do holandês. Mecânicos da equipe foram flagrados mexendo no carro à noite, depois do horário permitido pela FIA (Federação Internacional de Automobilismo). O atual vencedor da prova no Brasil foi punido e, portanto, sairá dos boxes.
Segundo nota publicada pela FIA na manhã deste domingo, 9, a Red Bull instalou um novo Motor de Combustão Interna (ICE), Turbo (TC), Unidade Geradora de Energia Térmica (MGU-H), Unidade Geradora de Energia Cinética (MGU-K), Armazenamento de Energia (ES) e Eletrônica de Controle (CE) no carro de Verstappen — ultrapassando as cotas da temporada para todos esses componentes. A RB21 também tem um novo Sistema de Escape (EX), mas sem ultrapassar o limite nesse aspecto.
“Todos os elementos da unidade de potência (PU) listados acima foram alterados durante o Parc Fermé sem a aprovação do Delegado Técnico da FIA”, diz documento da entidade.
Na classificação, Verstappen ficou apenas na 16ª posição reclamando da falta de aderência na pista. “Todo o fim de semana já tem sido bem difícil, mas isso foi um pouco inesperado, eu diria, depois de mudar bastante coisa no carro. Mas ele [o carro] simplesmente não estava respondendo. Eu não tinha aderência nenhuma lá fora. Então, eu realmente tive que andar bem abaixo do limite, basicamente, e simplesmente não funcionou”, disse o piloto após a saída precoce no Q1.
Com a punição, Verstappen cede a posição a Franco Colapinto e seu companheiro de equipe Yuki Tsunoda. O genro de Nelson Piquet se junta no pit lane ao brasileiro Gabriel Bortoleto que não marcou tempo na classificatória e Ocon que também recebeu um novo motor de combustão interna.
A situação não é favorável para Verstappen que segue na caça dos líderes no campeonato de pilotos. O holandês está em terceiro na classificação, 30 pontos atrás do segundo colocado Oscar Piastri, e 39 pontos do líder Lando Norris. Os pilotos da McLaren largam nas duas primeiras fileiras, na zona de pontuação, e se confirmarem os pontos, se distanciam ainda mais do atual campeão.
O retrospecto do piloto, porém, dá esperança aos seus fãs. No ano passado, Verstappen largou da 17ª posição, mas se aproveitou do caos gerado pela chuva e da habilidade no molhado para escalar no grid e vencer a corrida. Pela manhã, uma chuva fina caía sobre o autódromo, com garoa intercalada a períodos de céu fechado. Esperança de Verstappen, a possibilidade de chuva branda no início do GP está em torno de 40%, dminuindo à medida em que a prova avança.
Psol aciona Nikolas na PGR após bolsonarista sugerir sequestro de Lula
Captura de Maduro: ministro da Defesa da Venezuela afirma que EUA mataram seguranças
Trump afirma que vice de Maduro coopera, mas número dois do chavismo exige libertação do presidente
Maduro buscou rota de fuga no Leste Europeu; Rússia e China recalculam apoio após ação dos EUA
A reação do filho de Nicolás Maduro à prisão dos pais







