GP de São Paulo: Verstappen larga do pit lane em Interlagos após mudanças no carro
Tetracampeão foi desclassificado no Q1 no sábado, 8, e reclamou da falta de aderência do carro
O tetracampeão Max Verstappen larga do pit lane no GP de São Paulo após a Red Bull fazer mudanças no carro do piloto. O piloto foi eliminado ainda no Q1 na classificação, e a equipe optou por fazer ajustes na RB16. A corrida acontece neste domingo, 9, às 14h (horário de Brasília).
A Red Bull confirmou a troca do motor e mudou as configurações, antes preparadas para chuva intensa, da RB21 do holandês. Mecânicos da equipe foram flagrados mexendo no carro à noite, depois do horário permitido pela FIA (Federação Internacional de Automobilismo). O atual vencedor da prova no Brasil foi punido e, portanto, sairá dos boxes.
Segundo nota publicada pela FIA na manhã deste domingo, 9, a Red Bull instalou um novo Motor de Combustão Interna (ICE), Turbo (TC), Unidade Geradora de Energia Térmica (MGU-H), Unidade Geradora de Energia Cinética (MGU-K), Armazenamento de Energia (ES) e Eletrônica de Controle (CE) no carro de Verstappen — ultrapassando as cotas da temporada para todos esses componentes. A RB21 também tem um novo Sistema de Escape (EX), mas sem ultrapassar o limite nesse aspecto.
“Todos os elementos da unidade de potência (PU) listados acima foram alterados durante o Parc Fermé sem a aprovação do Delegado Técnico da FIA”, diz documento da entidade.
Na classificação, Verstappen ficou apenas na 16ª posição reclamando da falta de aderência na pista. “Todo o fim de semana já tem sido bem difícil, mas isso foi um pouco inesperado, eu diria, depois de mudar bastante coisa no carro. Mas ele [o carro] simplesmente não estava respondendo. Eu não tinha aderência nenhuma lá fora. Então, eu realmente tive que andar bem abaixo do limite, basicamente, e simplesmente não funcionou”, disse o piloto após a saída precoce no Q1.
Com a punição, Verstappen cede a posição a Franco Colapinto e seu companheiro de equipe Yuki Tsunoda. O genro de Nelson Piquet se junta no pit lane ao brasileiro Gabriel Bortoleto que não marcou tempo na classificatória e Ocon que também recebeu um novo motor de combustão interna.
A situação não é favorável para Verstappen que segue na caça dos líderes no campeonato de pilotos. O holandês está em terceiro na classificação, 30 pontos atrás do segundo colocado Oscar Piastri, e 39 pontos do líder Lando Norris. Os pilotos da McLaren largam nas duas primeiras fileiras, na zona de pontuação, e se confirmarem os pontos, se distanciam ainda mais do atual campeão.
O retrospecto do piloto, porém, dá esperança aos seus fãs. No ano passado, Verstappen largou da 17ª posição, mas se aproveitou do caos gerado pela chuva e da habilidade no molhado para escalar no grid e vencer a corrida. Pela manhã, uma chuva fina caía sobre o autódromo, com garoa intercalada a períodos de céu fechado. Esperança de Verstappen, a possibilidade de chuva branda no início do GP está em torno de 40%, dminuindo à medida em que a prova avança.
PF deu de cara com filho de Lula ao cumprir mandado contra ex-nora do presidente
PF mira corrupção em ministério do PT e esbarra em ex-sócio de Lulinha e ex-nora de Lula
Inmet emite alerta laranja para tempestades em SP e outros três estados nesta quinta, 13
Filha de Faustão, Lara Silva atualiza estado de saúde do pai
O que a nova decisão de Moraes sinaliza sobre possível prisão de Bolsonaro







