Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Futebol brasileiro cada vez mais forte nos e-sports

Tradicionais clubes do país, como Corinthians, Flamengo e Santos, e até o ídolo Ronaldo Fenômeno vêm investindo em equipes de games

Por Lucas Mello 19 dez 2017, 12h59

Cotados para se transformar em esporte olímpico em 2024, os “esportes eletrônicos”, ou e-sports, estão crescendo muito no Brasil. Segundo a Associação Brasileira dos Desenvolvedores de Jogos Digitais (Abragames), há 61 milhões de praticantes de e-sports no país, o que despertou a atenção até de tradicionais times de futebol. Santos e Remo foram os primeiros, entre 2015 e 2016, a entrar nesse mercado, e hoje outros grandes clubes também investem, têm time próprio (caso do Flamengo) ou parcerias, como Corinthians, Santos, entre outros.

Há basicamente três formas de envolvimento dos times de futebol com os games: a criação de um time; a parceria com um já existente; e o apoio a jogadores em competição de games de futebol. A entrada do futebol ‘tradicional’ no mundo eletrônico dá força ao mundo eletrônico, mas também traz uma carga pesada.

“Com os clubes, estamos convencendo o mercado de que isso são e-sports. O lado negativo é a corrupção no futebol”, afirma Carlos Fonseca, de 31 anos, presidente da Associação Brasileira de Clubes de E-Sports e dono do clube CNB, parceria com o ex-jogador Ronaldo Fenômeno.

De acordo com Fonseca, um clube de e-games pode ter times de vários jogos. Hoje, há campeonatos nacionais League of Legends (o “futebol dos e-games” por seu alcance, segundo Fonseca), Clash Royale, Counter Strike, Fifa, PES e Rainbow 6.

Continua após a publicidade
Novo Formato do Campeonato Brasileiro de League of Legends
Novo Formato do Campeonato Brasileiro de League of Legends (//Divulgação)
Novo Formato do Campeonato Brasileiro de League of Legends
Novo Formato do Campeonato Brasileiro de League of Legends (//Divulgação)

Conheça os clubes que investem em e-sports e os modelos de parceria

Time próprio:

Flamengo

Único clube no Brasil a ter um time próprio de e-games. Comprou a vaga do Merciless Gaming na segunda divisão do Campeonato Brasileiro de League of Legends e vai ter estreia na próxima temporada. O torneio, chamado de CBLOL, tem duas divisões. A primeira com oito clubes e a segunda com seis, na qual faz parte do time do Flamengo.

Times que fazem parcerias com outros já existentes:

Corinthians

Fez parceria com a Red Canids e por isso não adquiriu uma vaga, apenas se juntou a um time que já disputa a primeira divisão de League of Legends. É uma espécie de patrocínio, em que o clube negocia os “naming rights”.

Continua após a publicidade
View this post on Instagram

‪VEM VEM VEM!! Rua Doutor Virgílio de Carvalho Pinto, 57, Pinheiros, São Paulo!! Vai comecar as 17:00, muitos brindes, uniformes, bonés, MousePad.. Jogar um lolzinho com nappon Xico e Lep!! #GoRED‬

A post shared by RED Canids (@redcanids) on

Santos

Como o Corinthians, fez parceria com a Dexterity Team, que existe desde 2015, também para usar o nome do clube. Foi a primeira envolvendo clubes brasileiros de futebol. Não disputou o CBLOL em 2017.

View this post on Instagram

Tamo aqui no #AnimeFriends.

A post shared by Rafael (@rafamanager) on

Avaí

Fez parceria com a equipe Jimmy, transformando-se em Avaí Jimmy. O formato é parecido com os exemplos acima, mas o time não está nas divisões principais de League of Legends.

Continua após a publicidade

Remo (já não existe mais)

O Remo teve uma parceria como Corinthians e Santos, que foi terminada em fevereiro deste ano. O acordo iniciado em 2016, terminou após mudança de gestão no clube.

Parceria com jogadores:

Continua após a publicidade

Os restantes dos times têm parcerias com jogadores, que disoutam partidas individuais, sem necessidade de um time próprio. Goiás (Lucasrep, que joga Fifa), Atlético-PR (Furacão e-sports) e ABC (ABC Stars) são alguns exemplos.

Jogadores que investem:

Continua após a publicidade

No Brasil, o atacante Ronaldo Fenômeno foi a primeira estrela do futebol a investir em e-sports. A parceria foi feita com o CNB, clube da primeira divisão do CBLOL e que tem como dono Carlos Fonseca. “Ele nos passa credibilidade, atrai patrocínio e com a entrada nos games ele preserva a imagem e ganha destaque entre os mais jovens, que não o viram jogar”, diz Fonseca.

View this post on Instagram

Hoje este cara incrível, que faz parte da Nação Azul e Branca, está completando mais um ano de vida. Parabéns, @Ronaldo Fenômeno. 👊

A post shared by CNB Esports Club (@cnbesc) on

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.