Fórmula 1: Antes do GP de Miami, pilotos dirigem carros feitos de Lego
Veículos são baseados na linha Lego F1 Speed Champions, lançada no final do ano passado

O tradicional desfile de pilotos antes do Grande Prêmio de Miami de Fórmula 1 no domingo, 4, ganhou uma novidade que surpreendeu e divertiu fãs e competidores. Em vez de circularem no caminhão habitual, todos os 20 pilotos de F1 tiveram a chance de dirigir carros construídos com peças de Lego em tamanho real e totalmente funcionais.
Essa iniciativa é fruto da parceria entre a Fórmula 1 e o Grupo Lego. Os veículos são baseados na linha Lego F1 Speed Champions, lançada no final do ano passado. Cada equipe teve um carro personalizado com suas cores e pinturas, nos quais os pilotos percorreram a pista de 5,4 quilômetros acenando para os fãs, antes da corrida.
Construídos por uma equipe especializada de 26 designers, engenheiros e construtores de Lego na fábrica do grupo em Kladno, na República Tcheca, os carros exigiram mais de 22.000 horas de trabalho. Em escala próxima de 1:1 com os carros de Fórmula 1 reais, cada grande construção é feita de quase 400.000 peças (um piloto mencionou 440.000 peças para um carro), pesando 1.000 quilos. Apesar da construção, eles são capazes de atingir velocidades de 20 quilômetros por hora e capturam detalhes intrincados, incluindo logotipos de patrocinadores e pneus Pirelli autênticos.
A ação proporcionou um “momento inesquecível” e uma “abordagem nova” para o desfile. Emily Prazer, Diretora Comercial da Fórmula 1, destacou que foi “incrível ver mais uma novidade para o nosso esporte” e que a parceria com o Grupo Lego permite “injetar muita diversão na experiência do Grande Prêmio e engajar novos públicos”.
Blocos na pista
Os próprios pilotos demonstraram entusiasmo. Lewis Hamilton afirmou que foi o “desfile de pilotos mais divertido que já tivemos”. Apesar de algumas colisões e “detritos de Lego” na pista mencionados por Max Verstappen, a experiência foi boa. O vídeo postado por Lewis Hamilton no TikTok mostrando o “caos” e as “batidas” da corrida de Lego em Miami viralizou, atingindo milhões de visualizações em poucas horas.
Julia Goldin, Diretora de Produto e Marketing do Grupo Lego, comentou que as construções dirigíveis “têm uma capacidade incomparável de evocar entusiasmo entre os fãs”. A parceria busca também atrair a “próxima geração” de fãs, tornando a Fórmula 1 mais acessível através do brincar em família com os conjuntos de Lego.
Após o evento em Miami, as dez grandes construções de Lego iniciarão uma turnê global, com aparições em futuras corridas.