Flamengo defende patrocínio de bets e leva invertida dos próprios torcedores
Projeto de lei que barra patrocínio de empresas de aposta deve ser votado nesta quarta-feira, 28

Na noite da última terça-feira, 27, dez dos vinte clubes da Série A do Campeonato Brasileiro se manifestaram contra o Projeto de Lei 2.985/2023, que visa restringir a publicidade de casas de apostas no futebol. O documento, intitulado Declaração Conjunta dos Clubes de Futebol do Brasil, foi assinado pelo Flamengo, Atlético-MG, Ceará, Fluminense, Fortaleza, Grêmio, Juventude, Mirassol, Palmeiras e Red Bull Bragantino.
O posicionamento, publicado pelo Flamengo em suas redes sociais, alerta para um possível “colapso financeiro” no esporte brasileiro caso o PL seja aprovado. No entanto, o post repercutiu mal entre os próprios torcedores. Com quase 5 mil comentários, a publicação do clube carioca está sendo duramente criticada. “Pela primeira vez na vida, eu digo: nessa você está sozinho, Mengão”, diz um usuário. “Futebol funcionou mais de um século sem essa porr*, para de palhaçada”, afirmou outro.
O projeto, de autoria do senador Styvenson Valentim (Podemos-RN) e relatado por Carlos Portinho (PL-RJ), não apenas proíbe patrocínios master em uniformes, mas também restringe o uso de atletas em propagandas e impõe alertas sobre os riscos das apostas.
Enquanto os dez clubes se mobilizam contra a proposta, outros grandes times, como Botafogo, Corinthians, São Paulo e Vasco, não se posicionaram. A votação no Senado está marcada para esta quarta-feira,28.