Esperançosa França encara desfigurada Inglaterra na abertura do grupo D

Paris/Londres, 10 jun (EFE).- França e Inglaterra farão um duelo de sentimentos opostos nesta segunda-feira, quando abrem o grupo D da Eurocopa, na Donbass Arena, em Donetsk, na Ucrânia, em jogo marcado para às 13h (horário de Brasília).
Os ‘Bleus’, vivem a esperança de voltar ao caminho das grandes conquistas, após vexames nas últimas edições da Eurocopa e Copa do Mundo. Enquanto isso, o ‘English Team’ chega destroçado psicologicamente por tantos desfalques às vésperas da competição continental.
A França estreia embalada depois de vitórias nos últimos três amistosos de preparação para a Euro. O time de Laurent Blanc agradou, principalmente, pelo poderio ofensivo. Entretanto, a insegurança da defesa pode ser apontado como um ponto fraco dos campeões do mundo em 1998.
O duelo contra os ingleses é considerado o grande teste da elogiada equipe azul. No total, já são 21 jogos oficiais sem derrota, em que Frank Ribéry e Karim Benzema mostraram bom futebol e grande capacidade de desequilibrar as partidas. Os dois, e o meia ofensivo Sami Nasri são considerados os principais nomes do time.
Por outro lado, a dupla de zaga formada por Philippe Mexès e Adil Rami, tem sido alvo de críticas, pelas muitas falhas nos três amistosos de preparação. Contra a frágil Islândia, por exemplo, os franceses tomaram dois gols.
Na estreia da Eurocopa, o único desfalque de Laurent Blanc será o jovem meia M’Villa, que se recupera de lesão e será substituído pelo também meia Alou Diarra.
Contusão, aliás, é a palavra que mais atormenta a seleção inglesa desde o início da preparação para a Eurocopa. Por conta delas, os campeões mundiais de 1966 chegam desfigurados à competição realizada na Polônia e Ucrânia.
Entre os convocados para o torneio, o técnico Roy Hodgson perdeu o zagueiro Gary Cahill e os meias Frank Lampard e Gareth Barry, todos por lesão. Outro que será desfalque, mas apenas nos dois primeiros jogos da Euro, será o atacante Wayne Rooney, que está suspenso.
Por tantos problemas, comandante do ‘English Team’, que assumiu a função no dia 1º de maio, sabe que não será uma participação comum a da sua equipe. ‘Podem ser as três semanas mais apaixonantes ou as mais tormentosas de toda a minha carreira’, reconheceu Hodgson.
Invicto no comando da seleção, tendo vencido Noruega e Bélgica, ambas por 1 a 0, Hodgson espera surpreender, baseando a força de sua equipe na forte marcação do ‘English Team’, apesar das carências ofensivas.
No meio campo, a crítica é quanto a falta de inspiração dos jogadores ingleses. A principal esperança segue sendo o Gerrard, que não vive mais a grande fase de meados da década passada, quando brilhou vestindo a camisa do Liverpool.
Resta saber ainda quem será o substituto de Wayne Rooney nas duas primeiras rodadas. A dúvida está entre o reserva do atacante no Manchester United, Danny Welbeck, ou o criticado Andy Carroll.
Prováveis escalações:
França: Lloris; Debuchy, Rami, Mexès e Evra; Cabaye, Diarra, e Nasri; Malouda, Ribéry e Benzema. Técnico: Laurent Blanc.
Inglaterra: Hart; Johnson, Terry, Lescott e Cole; Milner, Gerrard, Parker e Downing; Young e Welbeck (ou Carroll). Técnico: Roy Hodgson.
Arbitragem: Nicola Rizzoli (Itália), auxiliado pelos compatriotas Renato Faverani e Andrea Stefani.
Estádio: Donbass Arena, em Donetsk, na Ucrânia. EFE
Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique. Assine VEJA.
Impressa + Digital
Plano completo de VEJA. Acesso ilimitado aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias 24h e revista digital no app (celular/tablet).
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Receba semanalmente VEJA impressa mais Acesso imediato às edições digitais no App.
MELHOR
OFERTA
Digital
Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos de VEJA no site, com notícias 24h e ter acesso a edição digital no app, para celular e tablet. Edições de Veja liberadas no App de maneira imediata.
30% de desconto
1 ano por R$ 82,80
(cada mês sai por R$ 6,90)