Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Entre Maradona e Messi, o papa Francisco escolhe Pelé

Em entrevista exclusiva a telejornal de emissora pública italiana, pontífice falou até sobre suas preferências no futebol

Por Alessandro Giannini Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 2 nov 2023, 11h22 - Publicado em 2 nov 2023, 06h00

São raras as entrevistas exclusivas concedidas pelo papa Francisco aos meios de comunicação de todo mundo. A que foi ao ar nesta quarta-feira à noite, na Itália, se transformou em um grande evento televisivo. Nela, o pontífice falou do passado (“Minha namorada era uma jovem muito boa, trabalhava no cinema”), de sua saúde (“Ainda estou vivo!”), das guerras em curso (“Nos conflitos, um tabefe provoca outro”) e também de uma paixão antiga, o futebol.

Provocado pelo jornalista Gian Marco Chiocci, diretor do TG1, principal telejornal da emissora pública RAI, o líder religioso e torcedor do San Lorenzo disse quem achava melhor entre Diego Maradona e Lionel Messi, os dois atacantes argentinos que fizeram história no futebol mundial. Ele surpreendeu ao entrevistador e ao publico quando mencionou Pelé.

Pelé e a imortal camisa 10 do Santos -
Pelé e a imortal camisa 10 do Santos – (Lemyr Martins/Placar)

Jorge Bergoglio recordou de um encontro com o Rei em um avião para Buenos Aires, na Argentina, e disse que o brasileiro tinha uma “grande humanidade”. “Maradona como jogador foi grande, mas falhou como homem”, respondeu o religioso para Chiocci. “Messi, por sua vez, é muito correto, um cavalheiro. Mas, para mim, desses três o grande cavalheiro é Pelé, um homem de coração.”

Sobre a sua fé, Bergoglio disse que sempre foi inabalável, embora tenha se sentido perdido em alguns momentos de sua vida, quando se questionou sobre a razão de tantas coisas ruins estarem acontecendo no mundo. Em sua resposta, ele  justificou dizendo que Deus não tem uma varinha mágica para resolver todos os problemas que existem: “Ele não é Mandrake, é outra coisa”.

O papa também falou sobre a defesa do meio-ambiente, um assunto que tem mobilizado o mundo inteiro: “O nosso futuro está em jogo. O futuro dos nossos filhos e netos. É preciso alguma responsabilidade. Sim, irei para Dubai [participar da Cop28]. Acho que sairei de 1º a 3 de dezembro. Ficarei lá três dias”.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.