Em Roland Garros, João Fonseca estreia com vitória imponente contra ex-top 10
O polonês Hurkacz sucumbiu as jogadas rápidas do brasileiro que avança para a segunda rodada em sua estreia na chave principal do Grand Slam

O Brasil segue na disputa de simples de Roland Garros. João Fonseca não tomou conhecimento do adversário. O polonês Hubert Hurkacz, número 28 do ranking, foi derrotado pelo brasileiro com parciais de 6/2, 6/4, 6/2. Na próxima rodada, o jovem de 18 anos enfrenta o dono da casa Pierre-Hugues Herbert, atual 147º no ranking.
Na quadra 7, uma torcida brasileira lotou as arquibancadas para ver o “talento geracional”, como definiu o site do Grand Slam, provar seu valor. A ESPN informou que pela quantidade de pessoas querendo ver o jogo houve um princípio de confusão. Dentro de quadra não houve erro por parte do carioca que sacou bem e apostou nas bolas rápidas na paralela para vencer o oponente ex-número 6 do mundo.
Como foi o jogo?
O primeiro saque foi de Hurkacz que mostrou sua potência no serviço. Mal sabia o polonês que o tenista de terras sul-americanas também tem esse ponto ao seu favor. João sacou bem durante toda a partida e anotou nove aces. O brasileiro foi unânime no primeiro set, em que venceu por 6/2.
O adversário conseguiu uma reação depois do primeiro set apagado, e impôs um ritmo mais equilibrado. Porém, Fonseca precisou de uma quebra para se manter na frente e fechar o placar. O atleta de 18 anos utilizou bem a paralela na direita do oponente de 1,96m que demorava para voltar quando estava no contrapé. A segunda parcial terminou em 6/4.
Hurkacz saiu da quadra 7 entre o segundo e terceiro set, e aparentou dor no cotovelo, mas seguiu no jogo. O terceiro set consagrou a primeira vitória de João Fonseca na chave principal do saibro parisiense, com um 6/2 sem grandes dificuldades.
A partida durou 1h40 e não demandou muito do físico do brasileiro que compete apenas o seu segundo Grand Slam. No Australian Open deste ano, também avançou à segunda rodada depois de vencer o então número 9 Rublev e cair para Lorenzo Sonego.