Eleições na CBF: presidente da Federação Paulista oficializa candidatura
O pleito está marcado para o dia 25 de março; o novo técnico da seleção, Carlo Ancelotti, chega no dia seguinte

O presidente da Federação Paulista de Futebol, Reinaldo Carneiro Bastos, anunciou neste sábado, 17, que irá concorrer à presidência da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). A eleição da CBF está marcada para dia 25 de maio.
O interventor da entidade nomeado pela Justiça, após o afastamento do então presidente Ednaldo Rodrigues, Fernando Sarney deu prazo até o dia 20 para a inscrição das chapas.
Carneiro oficializou a candidatura em uma nota publicada nas redes sociais da Federação Paulista. Confira o comunicado na íntegra:
“Incentivado e apoiado por Federações e por um grande número de Clubes das Séries A e B do Campeonato Brasileiro, o Presidente da Federação Paulista de Futebol, Reinaldo Carneiro Bastos, anuncia o lançamento de sua candidatura à presidência da CBF para o pleito do dia 25 de maio de 2025.
Há pelo menos 10 anos, a Confederação Brasileira de Futebol se notabilizou por frequentar páginas policiais, com escândalos e disputas judiciais. Nenhum dos últimos cinco presidentes da CBF terminou seu mandato, pelas mais diversas razões. A seleção brasileira deixou de estar entre as melhores do mundo. E internamente, é notório que o nosso futebol está muito aquém do seu potencial.
Reconstruir a credibilidade do futebol brasileiro exige ação e experiência. Precisamos de uma nova CBF: aberta, moderna, ambiciosa e profissional. A entidade que gere a maior paixão nacional e que fatura mais de R$ 1 bilhão ao ano deve ser administrada com transparência e, fundamentalmente, estar aberta às Federações e aos Clubes, sempre ouvindo atletas, treinadores, executivos de futebol para tomar as melhores decisões.”
Eleições
A CBF convocou nesta sexta, 16, eleições para os cargos executivos da entidade após afastamento de Ednaldo Rodrigues do cargo da presidência pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. O interventor nomeado pelo TJ-RJ, Fernando Sarney, assinou o comunicado de anúncio das novas eleições “em cumprimento à ordem judicial que determinou que fossem convocadas novas eleições o mais rápido possível”.
Segundo o documento, neste sábado, 17, será publicado o edital e regulamento eleitoral. Do dia 18 ao dia 20, os candidatos poderão registrar suas chapas. A Assembleia Geral está marcada para dia 25 de maio.
No dia seguinte da votação, Carlo Ancelotti chega para comandar a seleção brasileira masculina e realizar sua primeira convocação para os jogos das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026. Apesar da dança das cadeiras na Confederação, o italiano confirmou que mantém a sua vinda para o Brasil e seu compromisso com a seleção.
Os cargos em disputa serão de presidente, oito vice-presidentes, três membros efetivos e três membros suplentes do Conselho Fiscal da entidade para mandatos do quadriênio de 2025/2029.
A medida corresponde à “responsabilidade de convocar em caráter de urgência novas eleições para os cargos diretivos da CBF” que o interventor Fernando Sarney escreveu em comunicado assinado logo após ser nomeado para o cargo temporário pela Justiça do Rio de Janeiro.
Entre os possíveis candidatos, o próprio interventor está no páreo, junto com Ronaldo Fenômeno, que tentou se candidatar na última eleição, mas não teve apoio. Os presidentes da Federação Paulista, agora confirmado, e Roraimense de Futebol também são nomes cotados ao cargo executivo.