Dona da F1, a Liberty Media compra parte da MotoGP, de motovelocidade
O preço da transação representa um valor empresarial de 4,2 bilhões de euros ou 22,7 bilhões de reais
O grupo americano Liberty Media, dono dos direitos comerciais da Fórmula 1, anunciou nesta segunda-feira, 1º, a compra de 86% da Dorna Sports, proprietária da MotoGP. Equivalente à F1 das motocicletas, a categoria traz corridas com velocidades máximas acima de 360 quilômetros por hora e ângulos de inclinação superiores a 60 graus.
Desde a primeira temporada em 1949, que contou com seis etapas em toda a Europa, o circuito cresceu significativamente e irá acolher 21 corridas em 17 países na temporada de 2024. O Brasil está fora do calendário, mas as provas são transmitidas pelo canal por assinatura ESPN e pelo streaming Star+.
De acordo com comunicado oficial, a operação se baseia em um valor de mercado da principal categoria da motovelocidade mundial avaliado em 4,2 bilhões de euros ou 22,7 bilhões de reais, enquanto o valor patrimonial é estimado em 3,5 bilhões de euros ou 18,9 bilhões de reais. Os 14% restantes da Dorna, empresa com base em Madri, na Espanha, continuarão com os atuais proprietários, e o CEO Carmelo Ezpeleta, no cargo desde 1994, seguirá na função.
O que dizem os envolvidos?
“Estamos entusiasmados por expandir o nosso portfólio de ativos de esportes e entretenimento ao vivo com a aquisição da MotoGP”, disse Greg Maffei, presidente e CEO da Liberty Media, que vem conseguindo aumentar o público da F1 nos últimos anos. “A MotoGP é um campeonato global com uma base de fãs leais e entusiasmados, corridas cativantes e um perfil financeiro altamente gerador de fluxo de caixa. Carmelo e sua equipe construíram um grande espetáculo esportivo que podemos expandir para um público global mais amplo.”
Ezpeleta, por sua vez, afirmou que a venda para a Liberty Media é “o próximo passo perfeito na evolução” da categoria da motovelocidade. “A Liberty Media tem um histórico incrível no desenvolvimento de ativos desportivos, e não poderíamos desejar um parceiro melhor para expandir a base de fãs da MotoGP em todo o mundo”, salientou.
A transação deve ser concluída até o fim de 2024 e ainda está sujeita à aprovação de autoridades de concorrência em diversas jurisdições. Além da MotoGP, a Dorna também detém os direitos comerciais e televisivos da Moto2, da Moto3, da MotoE, do mundial de Superbike e do primeiro mundial feminino de motovelocidade.