Assine VEJA a partir de R$ 9,90/mês.

Despres aproveita erro de Coma e vai à ponta com boa vantagem

Por Da Redação - 3 jan 2012, 17h42

O francês Ciryl Despres aproveitou um erro de seus maiores concorrentes ao título do Rally Dakar, nesta terça-feira, e assumiu a liderança entre as motos com vantagem confortável. O piloto da KTM venceu a terceira especial, disputada entre as cidades de San Rafael e San Juan, na Argentina, com o tempo de 3h48min38s nos 270km de deslocamento cronometrado.

Despres foi beneficiado pelo erro de navegação do espanhol Marc Coma e do chileno Francisco ‘Chaleco’ Lopez, que encerraram o dia na sétima e na oitava colocações, respectivamente. O europeu foi 13min04s mais lento do que Despres. Já o sul-americano ficou 17min59s atrás do líder da especial.

Com o resultado desta terça-feira, Despres assumiu a primeira colocação do Dakar entre as motos e ostenta 10min12s de vantagem sobre Coma, atual campeão da disputa. A terceira colocação é do francês David Casteau, com 17min16s de desvantagem para o ponteiro, seguido por Lopez, 17min37s atrás do líder.O melhor brasileiro nesta terça-feira entre as motos foi Felipe Zanol, com o 13tempo do dia, 19min10s de desvantagem para Despres. O piloto, no entanto, perdeu um dos postos de controle e deve ser penalizado pela organização do evento. O experiente Zé Hélio foi o 22colocado da terceira especial do Dakar.

‘Foi uma pena, mas tudo para mim é aprendizado por tratar-se da estreia no Dakar. Eu percebi que havia perdido a referência e fiquei na dúvida se poderia voltar e acabei seguindo o caminho. Era melhor ter voltado. Certamente foi um aprendizado grande, bastante importante para seguir na prova’, afirmou Zanol.

Publicidade

Os competidores do Dakar enfrentarão nesta quarta-feira 424km de deslocamento, dos quais 326km serão cronometrados, entre San Juan e Chilecito, ainda na Argentina.

Publicidade