Deputado apresenta projeto de lei que proíbe a camisa vermelha da seleção brasileira
Zé Trovão de Santa Catarina apresentou PL que obriga o uso das cores oficiais da bandeira nos uniformes

Nesta terça, 29, o deputado federal Zé Trovão (PL/SC) apresentou um projeto de lei que exige o uso das cores oficiais da bandeira do Brasil (verde, amarelo, azul e branco) por representantes públicos ou privados oficiais do país. A regra proposta proibiria a camisa vermelha que está sendo especulada depois do site Footy Headlines revelar a informação. Não há posicionamento oficial da Jordan, apontada como fabricante do novo modelo.
O PL inclui uniformes, identidades visuais, materiais promocionais e institucionais de delegações esportivas, missões diplomáticas e consulares, delegações científicas, tecnológicas ou culturais, e organizações da sociedade civil que atuem em parceria com o poder público na obrigatoriedade de usar as cores da bandeira.
“É importante destacar que esta proposta não busca padronizar ou engessar a identidade visual das instituições, mas sim assegurar que, quando em nome do Brasil, estejam alinhadas com os símbolos que nos representam perante o mundo. Trata-se de um ato de reverência e valorização dos elementos que compõem o nosso patrimônio simbólico”, Trovão justifica no PL.
O projeto prevê advertência, suspensão de repasses públicos e impedimento de representar o país por até dois anos. A proposta segue para análise da Câmara.