Depois de 18 meses no hospital, paraciclista Zanardi volta para casa
O atleta sofreu um grave acidente na Itália após colidir com um caminhão em sua handbike e passou por vários procedimentos cirúrgicos
Um ano e meio após sofrer um acidente de bicicleta para cadeirantes, o ex-piloto de Fórmula 1 e campeão paralímpico de ciclismo Alessandro Zanardi voltou para casa. As informações são de sua esposa, Daniela, e foram publicadas em um comunicado da BMW, da qual Zanardi é embaixador.
O italiano foi posto em coma induzido em junho de 2020, após lesionar-se em uma corrida de rua em Siena. Ele se chocou contra um caminhão e teve de passar por diversas cirurgias. Segundo a nota, o atleta ainda terá que participar de sessões de reabilitação em clínicas especializadas.
Alex Zanardi participou da categoria Champ Car e de cinco temporadas da Fórmula 1 até se acidentar em uma colisão em 2001, após a qual teve de amputar ambas as pernas acima do joelho. Posteriormente, ele se tornou paraciclista e conquistou seis medalhas nas Paralimpíadas.
“Ainda não podemos prever como a recuperação dele irá se desenvolver. Ainda é um longo e desafiador caminho que Alex enfrenta com muito espírito de luta. Receber tanto apoio neste caminho, não só dos médicos e terapeutas que trabalham intensamente com ele, é uma grande ajuda para ele e para nós. Nossos amigos estão sempre lá para nós”, afirmou Daniela.